O SURF MORA NA FILOSOFIA
Por Redação Craud

 

  Convite.
 
 

O SURF MORA NA FILOSOFIA

Nesta Quinta-feira, dia 16 de dezembro, a artista visual Danielle Fonseca, estará lançando  o filme 'A VAGA'. Este projeto faz parte da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação do IAP.  Na qual a artista foi contemplada para desenvolver a pesquisa "As Ondas: Um encontro de escorrego entre arte e surf". Baseada em textos de Gilles Deleuze e Daniel Lins, Danielle realizou um videoarte documental onde aborda a relação dos surf com a arte e a filosofia, ou como diz a artista "descobri que o surf mora na filosofia".

A artista realizou ainda a ação intitulada "Encontro de Escorrego" na ilha do Mosqueiro, onde convidou artistas, fotógrafos e historiadores á experimentarem um dia de surf em sua vidas. É a teoria estudada levada à prática. Segundo o filósofo Gilles Deleuze, em seu ABCDário "os surfistas habitam a filosofia", e pensam o que fazem, contrariando as teorias preconceituosas de que surfista não pensa. Como diria o próprio Deleuze "Eles pensam o que fazem"

O filme chamado A VAGA terá participações muito especiais de artistas e surfistas de vários lugares do Brasil e da França, como Rico de Souza, ícone do surf brasileiro, o músico João Donato, os escritores Alberto Pucheu e Felipe Stefani, além de Gibus de Soultrait da revista Surf Session, Alex Cavalcante, precursor do surf no Pará e da monja zen budista, a Monja Isshin, de Porto Alegre."Espero mostrar essa proximidade, e apresentar as pessoas uma nova visão do surf. Uma integração entre esporte e arte".afirma a artista.

Por Danielle Fonseca

  ________________________________________

Todas as matérias..

______________________________________________

 

Destaques...