Poluição das praias
Por Redação Craud.net

 

  Fogão industrial, dunas do Atalaia, Salinópolis PA.Foto: Denis Craud.
 
 

As praias vêm sofrendo uma crescente descaracterização em razão da ocupação desordenada e das diferentes formas de efluentes tanto de origem industrial quanto doméstica, o que tem levado a um sério comprometimento da sua balneabilidade, principalmente daquelas próximas a centros urbanos. 0 problema dos esgotos domésticos e do lixo são bastante sérios e exigem medidas imediatas. Além do lixo de origem local, há aquele lançado ao mar pelos navios e o de origem exógena transportado pelos rios.

Também merecem destaque a crescente especulação imobiliária, a mineração com retirada de areia das praias e dunas, e o crescimento explosivo e desordenado do turismo sem qualquer planejamento ambiental e investimentos em infra-estrutura, como por exemplo saneamento básico.

Como medida de proteção recomenda-se portanto o emprego de estratégias de conservação dos habitats, associada à implantação de programas de educação ambiental. Muito ainda falta para que se tenha um adequado conhecimento da fauna e flora de praias e dunas, devido a inexistência de programas temáticos ou individuais que objetivem o conhecimento da biodiversidade destes ambientes.

Atenção especial deve ser direcionada às áreas com maior adensamento demográfico, onde as descargas de poluentes podem estar gerando alterações ambientais severas. Sugere-se também a implantação de unidades de proteção ambiental.

Muitas unidades de conservação protegem vários destes ecossistemas que abrigam inúmeras espécies marinhas e/ou terrestres.

      Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
      Parque Nacional Marinho de Abrolhos
      Parque Nacional Lençóis Maranhenses
      Parque Nacional da Lagoa do Peixe
      Parque Nacional de Superagüi




CAMPANHA CRAUD CONSCIENTIZE-SE! NÃO JOGUE LIXO NAS PRAIAS          

  ________________________________________

Todas as matérias..

______________________________________________

 

Destaques...