Regras universais para um bom “Free Surf”

9 REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NO FREE SURF

Você conhece as regras de boa convivência do surf fora e dentro d’água? Muita gente até conhece, mas ignoram. Outros por serem muito novos no esporte ainda passam batidos nessas questões. Entenda como funciona.

Para se viver em sociedade é regra básica saber até onde vai o seu direito e começa o direito do outro. No surf não é diferente. Cair em um pico com 40, 50,60 pessoas é preciso ter um mínimo de “ordem” para que não vire um caos.

Publicidade

Mesmo sem existir uma regra formal sobre a boa convivência do surf, o bom senso pede que se faça necessário conhecê-las para evitar desrespeitar o próximo, agredir a natureza e se machucar.

PS: Essas regras são “universais”. Servem para qualquer lugar do mundo em que você for surfar. O respeito é conhecido em qualquer língua.

aprender a surfar

RESPEITE SEU NÍVEL DE SURF

Um erro muito comum cometido por quem está iniciando no surf é entrar em um pico que está acima do seu nível de surf. Esse erro pode causar muitos transtornos inclusive acidentes.

Picos mais avançado exigem do surfista um bom preparo físico, força e agilidade na remada seja para entrar na onda ou sair do caminho de outro surfista que já está na onda.

Outro acidente bastante comum para quem não está preparado para o pico, é não suportar a pressão da onda na hora de fura-la e soltar a prancha podendo atingir outro surfista que esteja perto.

Várias partes da prancha são pontiagudas e cortantes, ou seja, se ela não for bem controlado pode virar uma arma para atingir alguém. Então, lembre-se cair em um mar acima do seu nível de surf é colocar em risco sua vida e a vida dos outros que estão perto.

prioridade no surf

RESPEITE A PRIORIDADE

Se você é novo no esporte talvez não saiba como funciona a prioridade de ondas dentro d’água. De modo geral quem está mais por dentro da onda tem a prioridade sobre ela para surfar.

Ou seja, se uma onda está quebrando da esquerda para direita(na visão do surfista), quem estiver mais para esquerda da onda, mais perto de onde ela está quebrando tem a prioridade dela. Caso você mais para frente da onda (mais para direita dela), você está rabeando o surfista que vem atrás. Isso não é legal.

rabear onda iniciante

Muitas vezes acontece de entrar na onda sem ter visto que já tem outro surfista mais para dentro da onda(na prioridade). Caso isso aconteça, é bem provável que você escute o surfista gritando atrás de você pedindo passagem. Assim que se der conta do erro, saia da onda o mais rápido possível.

Antes de entrar, se possível olhe para trás e verifique se alguém já não está surfando a onda.

iniciante no surf

 

NÃO FURE FILA

Essa regra pode parece estranha para quem está começando no surf, mas acredite é bem válida para quando está surfando.

Por mais que você nunca tenha visto uma fila indiana de surfistas dentro de um pico de surf, essa fila imaginária existe sim. De modo geral vão existir lugares nos picos de surf onde as ondas quebram mais, ou seja, o melhor posicionamento para se estar para pegar essas ondas. É em volta desse local que a fila se forma.

 

Em picos de fundo de areia que está sempre se movimentando é mais difícil ter esse lugar específico onde as ondas quebram mais. Porém, em fundos de pedra e de coral onda a onda quebra quase sempre no mesmo lugar a fila para pegar onda é certa.

Então, se você estava nesse local específico e acabou de pegar uma onda, não volte para direto para lá. Respeite a fila e volte para um local mais afastado, para o final da fila. Deixe os outros também ter o direito curtir as ondas.

regras do surf respeito

NÃO PEGUE TODAS AS ONDAS

Esse erro em geral é muito cometido por pessoas que estão com pranchas maiores como Stand-up Paddle ou Longboard.

Essas pranchas possuem grande flutuação e elas permitem entrar na onda mais facilmente. Devido a isso muitos surfistas dessas modalidade se posicionam mais para dentro do pico a frente da maioria dos surfista. Isso possibilita entrar antes na onda que os outros, muitas vezes monopolizando as ondas do pico.

Porém, esse erro não é exclusividade de Stand-ups e longboards. Muitos surfista aproveitam por estar em melhor condição de remada seja pela prancha ou por preparo físico e abusam em pegar ondas não deixando oportunidades para os outros.

Nesse caso o bom senso é a melhor regra. Pare e perceba o ambiente ao seu redor. Não seja tão egoísta.

localismo surflocalismo surf

RESPEITE A TODOS (Não só os locais)

Em muitos picos de surf você irá encontrar placas com “Respeite os locais”. Não vejo porque motivos esse respeito não se estender a todos dentro d’água.

A dica é que respeite a todos, dentro ou fora d’água sendo local ou forasteiro. Ao chegar em um pico, seja amistoso com todos e respeite as regras de convivência básicas. Ao perceber seu respeito as outras pessoas não lhe encararão como “ameaça” e de modo geral o respeito será mútuo.

Se você tratar com respeito a todos, dificilmente terá problemas seja com locais ou não.

aprender a surfar

AO ENTRAR NO MAR, SAIBA PARA ONDE REMAR

Sempre que entramos no pico que estamos varando a arrebentação, é bem comum nos deparar com surfistas em cima da onda passando bem na nossa frente.

Nesse momento existe um grande risco de haver uma colisão caso você não saiba para onde remar.

Nesses casos o mais recomendado é para o lado de dentro da onda, ou seja, para mais perto de onde ela esteja quebrando. Isso te levará para o lado da espuma e deixará o caminho livre para o surfista surfar o resto da onda.

Caso você esteja bem adiantado mais a frente quase passando da onda, é mais recomendado seguir remando em frente para livrar o surfista.

iniciando no surf

NÃO SOLTE A PRANCHA

Outro erro bastante comum em iniciantes no surf. Porém, deixar a prancha solta no meio de um pico de surf pode causar acidentes graves.

Muitas vezes por empolgação após finalizar uma onda boa, é comum esquecer da sua volta e simplesmente pular deixando a prancha solta. Essa atitude é bastante perigosa, podendo atingir outros surfista que estejam passando no momento.

prancha de surf aprender

Outro momento perigoso de soltar a prancha é quando está furando a onda. A prancha pode rodar com a onda e atingir algum surfista que esteja na onda.

Isso aconteceu com o campeão mundial Adriano de Souza. Um iniciante soltou a prancha no momento de furar onda e a prancha foi direto em seu rosto, quebrando seu nariz.

ajudar iniciantes

AJUDE OS INICIANTES

Muitas vezes vemos iniciantes perdidos no pico sem saber para onde remar, onde se posicionar ou até errando alguns movimentos. Ajudar essas pessoas que estão começando além de ser um ato de ajuda ao próximo, pode evitar alguns acidentes.

Muitos surfistas experientes fazem cara feia para iniciantes no pico, mas esquecem que um dia eles também começaram do zero. Surf não é um esporte fácil e cada dia a procura pelos benefícios que esse esporte traz aumenta.

Orientar essas pessoas no pico sobre segurança, se posicionar ou executar os movimentos trará mais benefícios para o ambiente evitando acidentes do que simplesmente ignorá-los ou maltratá-los.

meio ambiente surf eco

PRESERVE O MEIO AMBIENTE

Ninguém gosta de surfar em meio ao lixo e surfista de modo geral são protetores da natureza, principalmente do pico que são locais

Objetos boiando na água ou enterrados na areia podem machucar tanto surfistas quando pessoas que frequentam a praia.

Não sujar a praia além de mostrar seu nível de consciência com a preservação da natureza, evitará conflitos com outras pessoas e acidentes.

Repasse essa ideia e ajude a deixar o convívio dentro d’água cada vez mais harmônico.

Boas ondas!! Aloha! \o/

Fonte alonesurf.com.br