Reserva Mundial de surf da Ericeira

 

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO RESERVA MUNDIAL DE SURF DA ERICEIRA JÁ ABRIU PORTAS

Publicidade

Foi na passada sexta-feira, dia 3 de junho, que foi inaugurado o Centro de Interpretação Reserva Mundial de Surf da Ericeira. A SURFPortugal não faltou à chamada e teve a oportunidade de explorar várias ferramentas de comunicação digital para a partilha dos conteúdos sobre a Reserva apresentada por este Centro de Interpretação que tem uma componente fortemente experiencial, interativa e de mixmedia.

Como se pode ver no vídeo abaixo, uma das “ofertas” do Centro de Interpretação que mais impressionou foi a maquete que reproduz imagens em movimento da Reserva Mundial de Surf da Ericeira em toda a sua extensão. Aqui, neste Centro poderemos ficar a par de grande parte dos fenómenos relacionados com a Reserva Mundial, desde as ondas, ao vento e a todas as componentes que influenciam o surf na região, de uma forma mais lúdica. Não se trata apenas de uma visita, mas sim uma experiência diferenciadora e ao alcance de todos.

Tivemos ainda oportunidade de falar com Guta Moura Guedes, Presidente da experimentadesign, associação cultural que se constitui como uma unidade de produção nas áreas do design, arquitetura e cultura de projeto, e que trabalhou no projeto em conjunto com a Câmara Municipal de Mafra. Para Guta, este foi um projeto que tocou imenso a nível pessoal.

“A Ericeira é a minha praia”, começa por dizer-nos Guta Moura Guedes. “Cresci aqui, tenho uma grande ligação à terra e tenho muita pena de muitas coisas que aconteceram à Ericeira em alguns dos seus desenvolvimentos. Poder contribuir para requalificar um edifício que todos temos na memória e fazer um Centro de Interpretação daquele que é o desporto mais importante da Ericeira foi, sem dúvida, muito especial”, frisa.

“O surf é um desporto que tem dimensões muito interessantes: as preocupações ambientais, o facto de existirem imensos designers gráficos e de comunicação que fazem surf, tal como artistas. Nunca foi um universo longo do meu radar, pois quando era adolescente acompanhava o surf que se fazia cá. Depois foi mantendo-se sempre presente porque é um desporto que me interessa”, garante Guta Moura Guedes.

Para terminar, a responsável experimentadesign abordou ainda toda a complexidade deste projeto único. “No final a equipa já tinha quase 30 pessoas. Fomos buscar tecnologias muito avançadas e trabalhámos com um grupo de programadores que está na Suécia. A complexidade deste projeto é muito, muito grande. Foi um ano e meio de trabalho. Houve primeiro uma recolhe de informação, que foi muito exigente. Depois fizemos algo em que a pessoa pudesse emergir, mas através de algo digital. Foi um grande desafio, mas estamos muito satisfeitos com o resultado”, salienta.

Este Centro surgiu integrado no projecto para a requalificação do Centro de Turismo da Ericeira. Situado na Praça da República, mais conhecida como Jogo da Bola, o Posto de Turismo fica no piso 0, enquanto o Centro de Interpretação da Ericeira Reserva Mundial de Surf fica no piso 1. Ao Posto de Turismo foi ainda acrescentado um Surf Café, que irá sublinhar a cultura de surf local e a identidade da vila, reconhecidos mundialmente.L1000168

Fonte surfportugal.pt