Brasileiros participam do Powerman Mallorca em preparação para etapa brasileira

Powerman ganha força entre os brasileiros com participação dos atletas em provas internacionais da franquia. Ricardo e Evelyn (foto) participaram da etapa de Mallorca, na Espanha – Fotos: Arquivo Pessoal

Maior série de duathlon do mundo, o Powerman chegou ao país em 2015 com a primeira de suas três edições em terras brasileiras realizada na cidade de Florianópolis. Naquele ano mais de 300 duoatletas participaram da edição inaugural do evento e a partir dali a marca começou a ganhar força entre os participantes. Sempre registrando crescimento em suas provas, o Powerman Brasil alcançou quase 500 competidores na edição passada, a primeira realizada em Indaiatuba, atual sede, e os competidores passaram a dar ainda mais importância para os eventos da franquia uma vez que as provas servem de qualificação para o mundial, que acontece todos os anos em Zofingen, na Suíça.

Publicidade

Neste final de semana os brasileiros, Ricardo Suarez e Evelyn Souza Santos, foram os nossos representantes no Powerman Mallorca, na Espanha. Após prestigiarem os eventos no Brasil o casal teve a oportunidade de competir em uma das etapas europeias da série Powerman. “A nossa experiência em Mallorca foi ótima. Fomos muito bem recebidos, estava me sentindo no Brasil. O formato da competição lá é demais, mas a nossa prova do Brasil não perde em nada. Nossa organização está no mesmo nível de padrão das etapas europeias”, avalia o educador físico Ricardo Suarez.

Terceira colocada em sua categoria, Evelyn Santos também falou sobre a experiência de disputar um evento internacional. “A sensação de ver meu nome no mural marcando 3º lugar na categoria foi indescritível. Minha vontade era sair gritando, pois todas que estavam na prova eram muito fortes”, comenta a brasileira. “O percurso da prova era muito parecido com o de Indaiatuba pelo grau de dificuldade. Corrida plana e ciclismo com muita altimetria pelas montanhas. Prova muito linda e bem difícil”, completa.

Os números mostram que a prova brasileira está em franca evolução. Em sua terceira edição, o Powerman Mallorca contou com a presença de pouco mais de 260 atletas nas categorias Sprint e Classic, número menor do que o atingido pelo Powerma Brasil em sua primeira edição. Para 2018 a meta da prova brasileira é ultrapassar os 500 atletas da última edição. “Após duas provas em Florianópolis encontramos um percurso ainda mais desafiador em Indaiatuba e a nossa mudança foi acertada. Conseguimos atrair um público maior e esperamos que a prova desse ano seja ainda maior em termos de participantes”, explica Juliana Palhares, diretora técnica do Powerman Brasil.

Conforme salientou Juliana, a mudança de Florianópolis para Indaiatuba chamou a atenção dos atletas, especialmente no que diz respeito a dificuldade do percurso. “Após a prova de Mallorca vamos treinar mais ainda agora que já conhecemos o percurso de Indaiatuba, que é bem diferente da primeira experiência em Florianópolis”, comenta Ricardo. “A prova no interior de São Paulo foi a mais difícil, pois o ciclismo é muito forte”, encerra.

Powerman Brasil 2018:

Confirmada para o dia 19 de agosto de 2018, a quarta edição do Powerman Brasil será realizada mais uma vez em Indaiatuba, sede da edição do ano passado. A prova, que mais uma vez distribuirá vagas para o mundial da categoria, realizado sempre em setembro na Suíça, conta com as categorias Classic e Sprint. No Classic os duatletas são desafiados em 20km de corrida (intercalados em duas etapas de 10km cada) e 60km de ciclismo. Já no Sprint, são 10km de corrida (divididos em duas etapas de 5km cada) e mais 30km de ciclismo.

Além das provas para os adultos o Powerman Brasil abre espaço também para as crianças. Desde a primeira edição a organização promove o Powerman Kids, aberto as crianças de 4 a 13 anos. O objetivo é trazer as famílias para o evento e proporcionar que os jovens participem das mesmas atividades que os adultos, envolvidos em uma competição de porte internacional. Essa integração faz com que os pequenos atletas sintam-se prestigiados e passem a ter ainda mais vontade de praticar o esporte.

E durante os dias que antecedem a competição os atletas e acompanhantes podem sentir o clima do Powerman Brasil muito antes da largada. A organização promove todos os anos a EXPO Sports, montada dentro da Arena Powerman, no Velódromo de Indaiatuba. Por lá é possível adquirir produtos oficiais da marca e conferir as novidades do mercado de duathlon na Feira oficial do evento.

Sobre Indaiatuba:
Localizada a aproximadamente 100km de São Paulo, Indaiatuba foi confirmada novamente como sede do Powerman Brasil. Após dois anos em Florianópolis, a E2X, empresa responsável pela organização do evento na América do Sul, encontrou na cidade do interior paulista a possibilidade de realizar toda a prova dentro de uma área de perímetro urbano, percorrendo um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque Ecológico de Indaiatuba, projetado por Rui Ohtake, além de utilizar a estrutura do Velódromo Olímpico.

O formato do Powerman Brasil segue o mesmo das três edições passadas com as provas Classic, Sprint e Kids, sendo que na distância Sprint fica adotado o percurso composto por duas etapas de 5km de corrida intercaladas por um de 30km de ciclismo. O Classic segue com duas pernas de 10km de corrida intervaladas por 60km de ciclismo.

O Powerman Brasil conta com o patrocínio da Prefeitura de Indaiatuba e apoio Track & Field. O evento é uma produção da M9 Produções, conta com a supervisão da Federação Paulista de Triathlon e realização da E2X Esporte e Entretenimento. Mídia oficial: MundoTri e Eu Atleta.

Inscrições: www.powermabrasil.com

Informações para imprensa
Danilo Caboclo – danilo@gruposix.com.br – 48 9.9177-8099
Marina Sartori – marina@gruposix.com.br – 48 9.9135-9402