Afogamento em Mar del Plata

Na maioria das fotos de sua página no Facebook Alva Lilué aparece com uma prancha na mão. Infelizmente sua sessão de surf em Mar del Plata foi a última. Foto: Divulgação

Surfista morre em dia de ondas grandes na Argentina
Omar Amador Alva Lilué, de 47 anos idade, se chocou contra o molhe da praia de Torreón, perdeu a consciência e morreu afogado

Publicidade

As ondas grandes que no momento se dirigem ao Brasil fizeram uma vítima fatal na Argentina. Omar Amador Alva Lilué, um psiquiatra de 47 anos da cidade de Buenos Aires, visitava Mar del Plata para participar do XXXII Congresso de Psiquiatria quando decidiu surfar com um amigo. Infelizmente a sessão de surf terminou de forma trágica.

De acordo com os meios de comunicação locais, o acidente ocorreu às 16h de ontem, quando Alva Lilué e seu parceiro de surf tiveram dificuldade para sair da água na praia central de Torreón. O amigo acabou resgatado pela prefeitura a 500 metros da costa, já Alva Lilué teve pior sorte, ao que parece se chocando contra uma paredão a beira mar e perdendo a consciência.

Da praia ele foi levado de ambulância para a clínica Pueyrredón, onde foi declarado morto. Uma das testemunhas da tragédia, Nicolás Parato, disse ao jornal La Capital, ter visto dois salva-vidas de plantão conseguirem tirar o psiquiatra em apuros do mar em seguida aplicando os primeiros socorros. “Quando ele foi resgatado, já estava praticamente sem vida. Eles tentaram fazer todos os procedimentos de reanimação para os quais estavam capacitados”, disse Parato.

“Foi um momento de grande impotência. Você não sabe como agir. Estamos em uma época de inverno e não existem pessoas treinadas para o resgate “, acrescentou a testemunha.

Alva Lilué foi o diretor-geral do Centro de Desordens Alimentares e trabalhou como psiquiatra no Hospital Cosme Argerich. Ele se formou como médico na Universidade de Buenos Aires (UBA). Na sua página no Facebook em quase todas as suas fotos ele aparece com uma prancha na mão e acompanhado por sua família. Ele era casado e pai de dois filhos pequenos.

Fonte surfline.com