Yuri Barros,11 anos, promessa do surf brasileiro

Olhando sempre para o futuro. Foto: Instagram

Surfista de 11 anos de idade supera dificuldades e se torna uma das promessas da nova geração do surf brasileiro.

Publicidade

A história no surfista paraibano Yuri Barros começou a partir da paixão do seu pai Wagner e de seus irmãos Wlinik e Wendell pelo esporte. Quando tinha apenas 4 anos de idade, seu irmão mais velho vendeu o próprio cabelo para conseguir dinheiro e comprar uma prancha para treinar. Com o tempo Wlinik conseguiu um patrocínio e presenteou seus irmãos mais novos com uma prancha.

“Meu irmão mais velho vendeu o cabelo para comprar uma prancha, logo depois ele me deu minha primeira prancha. 

Aos 5 anos, Yuri Barros fez sua estréia em competições no Circuito Surf Escola, onde conquistou o 2º lugar, “Fui revelado em 2011 em um tradicional torneio de surf infantil realizado há 18 anos aqui na Paraíba. E desde então não parei mais de surfar e competir.” Hoje a promessa já coleciona inúmeras vitórias pelo nordeste e conta com o patrocínio da Smolder.

Yuri comemorando mais um título no Italo’s Grom Stomp. Foto: Instagram

O paraibano tem como seu principal instrutor fora d’água o seu pai; “Meu pai me ajuda bastante fora d’água me mostrando vídeos, manobras e revistas de surf.” disse Yuri, que ainda concluiu: ” Minhas principais manobras são os aéreos rodando e o  floater passando a onda, que eu aprendo assistindo meus irmãos surfarem e vendo os vídeos do Gabriel Medina.”

No final de 2016, ainda com 10 anos,  conquistou o título mais importante do país competindo contra atletas até 4 anos mais velho e sagrou-se campeão brasileiro de surf na categoria Sub 14. O título foi conquistado na Praia do Francês, em Alagoas. Com a vitória Yuri se tornou o surfista mais jovem a conquistar o brasileiro desta categoria. “Eu fiquei feliz em vencer, pois treinei muito pensando nessa conquista, sabia da importância e que seria difícil competir com surfistas de categoria acima da minha. Quero agradecer a Deus, a Smolder por estar acreditando no meu surf. Um dia estarei representando o Brasil no circuito mundial. ” prometeu Yuri.

“Um dia estarei representando o Brasil no circuito mundial ”, Yuri Barros. Foto: Wagner Barros. 

Em 2017 o paraibano não relaxou e começou com força total. Os primeiros eventos da temporada foram o Pena Little Monster em Paracuru. onde Yuri foi um dos destaques durante todo o evento entre os competidores Sub 12 e Sub14, finalizando com o vice campeonato em ambas as categorias. Há duas semanas esteve em  Natal para disputar o Italo’s Grom Stomp nas direitas de Baía Formosa. Dessa vez o paraibano teve uma performance impecável e levou para casa o título das categorias Sub 12 e Sub 14, mostrando todo seu potencial e futuro no esporte. No Italo’s Grom Stomp, Yuri conquistou dois títulos. Foto:Basilio Ruy

Fonte surfar.com.br