Yago Dora e Tainá Hinckel vencem as triagens do Oi Rio Pro em Saquarema.

event site at OI RIO PRO 2017

Na segunda-feira, um bom público já encheu a praia para assistir a triagem e os catarinenses Yago Dora e Tainá Hinckel ganharam as finais.

Eles completaram as baterias da primeira fase, encabeçadas pelos líderes do ranking, o atual campeão mundial e defensor do título do Oi Rio Pro, John John Florence, e a hexacampeã Stephanie Gilmore.

Publicidade

Apesar da maior participação de surfistas do Rio de Janeiro, dois catarinenses conquistaram as últimas vagas de convidados da etapa brasileira apresentada por Corona e patrocinada pela Oi em Saquarema. Na final feminina, a jovem campeã sul-americana Pro Junior da WSL South America, Tainá Hinckel, da Guarda do Embaú, ganhou um grande presente no dia do seu aniversário de 14 anos, a melhor onda que entrou na bateria. A nota 6,5 recebida decidiu a vitória sobre as bem mais experientes, Taís Almeida (2.o lugar), Jacqueline Silva (3.o), Karol Ribeiro (4.o) e a campeã sul-americana profissional da WSL South America, Nathalie Martins.

“Eu nem tenho palavras para descrever minha felicidade. Eu nunca imaginei que esse dia ia chegar tão cedo, principalmente na data do meu aniversário, porque estou fazendo 14 anos hoje (segunda-feira), então estou muito feliz mesmo”, disse Tainá Hinckel, que vai disputar sua primeira bateria no CT contra a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore e a também australiana Keely Andrew. “É um sonho que está sendo realizado e eu espero fazer uma boa participação no evento. O mar deu uma crescida desde o dia que cheguei aqui, tem altas ondas e consegui me encaixar legal na valinha. Agora vou enfrentar minha ídola né, competir com ela vai ser um sonho, mas quero me divertir e o que tiver que acontecer, vai acontecer. Meu grande objetivo era entrar no campeonato e só Deus sabe o dia de amanhã”.

Na final masculina, o catarinense Yago Dora, número 3 no ranking do WSL Qualfiying Series, também surfou as melhores ondas que entraram na bateria para garantir a vitória com duas notas na casa dos 7 pontos. O big-rider de Saquarema, Lucas “Chumbinho” Chianca, ficou em segundo lugar, com o ex-top do CT, Raoni Monteiro, em terceiro, Yan Guimarães em quarto e o campeão mundial Pro Junior de 2015, Lucas Silveira, em quinto. Yago Dora agora vai encarar os finalistas do Oi Rio Pro no ano passado na capital carioca, o campeão mundial John John Florence e o australiano Jack Freestone.

“Eu vim bem focado para essa triagem e foi irado. Já tinha visto a previsão que ia ter boas ondas e estava bem feliz só por ter essa oportunidade de disputar uma vaga pro campeonato”, disse Yago Dora. “Foi animal conseguir a classificação e agora tem o John John (Florence) e o Jack Freestone pela frente já, mas estou com uma expectativa boa e certamente será uma grande experiência para mim. É uma oportunidade incrível que quero aproveitar ao máximo. Estou bem no QS esse ano pra poder estar no CT no ano que vem, então é um bom aperitivo pra mim poder enfrentar os finalistas do ano passado logo na primeira bateria”.

A expectativa é de que o Oi Rio Pro comece mesmo nesta terça-feira em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A primeira chamada do dia será as 6h45 para um possível início as 7h05, com os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza estreando nas duas primeiras baterias da etapa brasileira do World Surf League Championship Tour.

PRIMEIRA FASE DO OI RIO PRO 2017 EM SAQUAREMA:

1.a: Gabriel Medina (BRA), Ezekiel Lau (HAV), Nat Young (EUA)
2.a: Adriano de Souza (BRA), Wiggolly Dantas (BRA), Jadson André (BRA)
3.a: Owen Wright (AUS), Jeremy Flores (FRA), Leonardo Fioravanti (ITA)
4.a: Kolohe Andino (EUA), Josh Kerr (AUS), Jessé Mendes (BRA)
5.a: Jordy Smith (AFR), Jack Freestone (AUS), Bino Lopes (BRA)
6.a: John John Florence (HAV), Miguel Pupo (BRA), Yago Dora (BRA)
7.a: Filipe Toledo (BRA), Frederico Morais (PRT), Ethan Ewing (AUS)
8.a: Matt Wilkinson (AUS), Adrian Buchan (AUS), Ian Gouveia (BRA)
9.a: Joel Parkinson (AUS), Connor O´Leary (AUS), Joan Duru (FRA)
10: Michel Bourez (TAH), Mick Fanning (AUS), Bede Durbidge (AUS)
11: Sebastian Zietz (HAV), Conner Coffin (EUA), Kanoa Igarashi (EUA)
12: Julian Wilson (AUS), Caio Ibelli (BRA), Stu Kennedy (AUS)

PRIMEIRA FASE DO OI RIO WOMEN´S PRO EM SAQUAREMA:

1.a: Carissa Moore (HAV), Sage Erickson (EUA), Laura Enever (AUS)
2.a: Courtney Conlogue (EUA), Nikki Van Dijk (AUS), Bronte Macaulay (AUS)
3.a: Stephanie Gilmore (AUS), Keely Andrew (AUS), Tainá Hinckel (BRA)
4.a: Tyler Wright (AUS), Coco Ho (HAV), Bianca Buitendag (AFR)
5.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Tatiana Weston-Webb (HAV), Pauline Ado (FRA)
6.a: Johanne Defay (FRA), Lakey Peterson (EUA), Silvana Lima (BRA)

Por: João Carvalho/ WSL