Waves For Water oferece acesso a água potável em Saquarema

O W4W oferece acesso a água potável. Foto: Henrique Pinguim

Waves For Water oferece acesso a água potável em comunidade de Saquarema

Publicidade

O final de semana foi marcado por muita ação dentro da água com as disputas da categoria feminina do Oi Rio Pro e também por ações inspiradoras fora dela.

No domingo (13/05), em mais uma ativação do Hurley Surf Club, a ONG Waves For Water foi até a comunidade do Charqueado, em Sampaio Correia, Saquarema, com a finalidade de levar mais qualidade de vida aos moradores do local.

Atuando em todo o mundo, a Waves For Water é uma organização de ajuda humanitária, que tem o foco em prover acesso a água potável para todas as pessoas que precisam.

Com a ajuda da Associação de Surfe de Saquarema em um primeiro momento, que auxiliou na identificação de localidades com dificuldades na obtenção de água limpa para consumo, a ONG entrou em contato com o líder comunitário Dinho para agendar uma visita prévia e entender as necessidades imediatas dos moradores do Charqueado.

Durante a visita, houve a constatação de que a população não tinha acesso a água tratada, fato que oferece uma série de riscos à saúde das pessoas e que também promove maior desigualdade social.

Para ajudar a mudar este quadro, a equipe formada por membros da W4W Brasil, WSL e Hurley deslocou-se até a comunidade, onde ofereceram acesso aos filtros, bem como um treinamento sobre a utilização correta do material. Cerca de 40 famílias foram beneficiadas com os equipamentos.

“Com uma longa parceria com a Hurley e a WSL, nós formamos um projeto para vir a Saquarema e identificamos uma comunidade com acesso limitado a boa água, então pudemos prover um sistema de filtragem capaz de fornecer água potável a todas as famílias, um para cada família. Cada sistema é desenhado para tornar no mínimo 3,5 milhões de litros de água em água segura e potável”, disse Renato Perotti, responsável pelas ações da W4W no Brasil.

O australiano Julian Wilson abriu mão do período de treinos nas ondas de Itaúna e Barrinha, pois fez questão de contribuir na distribuição dos materiais e interagir com a população local. Julian é o atual líder do ranking do circuito principal da WSL (juntamente com o brasileiro Italo Ferreira) e está na disputa do título do Oi Rio Pro, além de ser um dos grandes expoentes do surfe mundial.

“Além da importância da parceria com a WSL e Hurley, a presença de um atleta como Julian em uma atividade como a de hoje, dá mais credibilidade ao projeto. As pessoas prestam atenção no que ele diz, lançam sobre ele um olhar diferente. A comunidade presta muita atenção no que ele está fazendo, dizendo, nas lições que ele pode passar. Pode parecer algo pequeno, mas atitudes como a dele, fazem uma enorme diferença junto às pessoas”, relatou Christian Troy, diretor executivo da W4W.

Para transportar confortavelmente a equipe e materiais, foram utilizados os carros da Toyota, modelos Hilux com cabine dupla e SW4, fruto de uma parceria com a concessionária Riozen.

Ainda tem muito mais do Hurley Surf Club em Saquarema. Fique ligado!

Para saber mais sobre o Waves For Water, acesse: www.wavesforwater.org

Acompanhe o Oi Rio Pro 2018 ao vivo : www.worldsurfleague.com/oi-rio-pro

Concessionária Toyota Riozen: www.riozen.com.br

Por Chris Kato

Julian Wilson durante a ação da W4W no Charqueado. Foto: Henrique Pinguim
Waves For Water. Sampaio Correia, Saquarema. Foto: Henrique Pinguim
Moradores do Charqueado em Sampaio Correia, Saquarema, Rio. Foto: Henrique Pinguim
Biel Garcia, Renato Perotti e Julian Wilson. Foto: Henrique Pinguim
Christian Troy explicando sobre o projeto aos moradores. Foto: Henrique Pinguim
O W4W oferece acesso a água potável. Foto: Henrique Pinguim
Agora as crianças tem acesso a água limpa. Foto: Henrique Pinguim
Os filtros são uma solução eficaz e simples. Foto: Henrique Pinguim
Água limpa = bem-estar pessoal e saúde. Foto: Henrique Pinguim
Waves For Water. Sampaio Correia, Saquarema. Foto: Henrique Pinguim

Sobre a Waves For Water
O objetivo é simples: oferecer água limpa para todas as pessoas que precisam dela.

O acesso à água potável melhora o bem-estar pessoal e cívico, aumenta a saúde geral, reduz a pobreza e aumenta as oportunidades de educação e emprego, contribuindo para o avanço geral dos indivíduos e suas comunidades. Trabalhamos nas linhas de frente para fornecer acesso a água limpa através da distribuição de filtros de água portáteis, a escavação e renovação de poços e a construção de sistemas de coleta e armazenamento de água da chuva em locais onde a água subterrânea não é acessível.

Fundada por Jon Rose em 2009 como uma forma de os viajantes fazerem o que amam e ajudarem ao longo do caminho, a Waves For Water lançou um programa de Courier – uma rede de distribuição DIY (faça você mesmo) de viajantes que transportam filtros de água com na bagagem, eliminando os desafios de distribuição enfrentados pelos programas de ajuda filantrópica. Desde então, a programação do Waves For Water alcançou mais de 7 milhões de pessoas em mais de 27 países, incluindo Serra Leoa, Indonésia, Nicarágua, Haiti, Brasil, Libéria, México, Índia e Colômbia. Também foi a primeira organização sem fins lucrativos a se unir a um batalhão militar dos EUA, em uma ativa zona de guerra, para ajudar as pessoas necessitadas ao longo do rio Kunar, no Afeganistão.

Além de nosso foco principal em torno da água limpa, coordenamos e executamos esforços de socorro a desastres naturais em todo o mundo. Nos últimos quatro anos, respondemos a quase todos os grandes desastres globais, terremoto ou tsunami: no Nepal, na Bósnia, nas Filipinas, na Indonésia, no Haiti, no Japão e no Chile; no Paquistão, na Índia e no México; e na costa leste dos Estados Unidos, com uma iniciativa abrangente em resposta a super tempestade “Sandy”.

Trabalhamos em 44 países, com programas ativos em 23, e respondemos a 33 desastres em todo o mundo. Mais de 155 programas que consistem em sistemas de filtragem de água (mais de 150.000 filtros implementados), poços e sistemas de captação de água da chuva. Impactando até 3.750.000 pessoas.

Por Hurley Brasil