Surfistas de sete países já confirmadas na estreia do Neutrox Weekend

Silvana Lima of Brazil finishes equal 9th in the 2017 Cascais Women's Pro after placing second to Lakey Peterson of the USA in Heat 1 of Round Four at Cascais, Portugal.
Silvana Lima (Foto: Poullenot – WSL)
By João Carvalho

Começa nesta sexta-feira o primeiro evento promovido pela marca pioneira em condicionamento capilar desde 1974, o Neutrox Weekend, com várias competições femininas e atividades para o público até domingo no Posto 3 da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

A principal atração é a etapa do QS 1500 válida pelo WSL Qualifying Series e pelo ranking sul-americano profissional da WSL South America. Também serão decididos os títulos brasileiros das categorias Pro Junior Sub-20 e do Longboard feminino, além de uma prova Sub-16 para a nova geração competir e de SUP Wave. As grandes estrelas do evento são patrocinadas pela Neutrox, Silvana Lima, Chloé Calmon no Longboard e Nicole Pacelli no SUP Wave.

Publicidade

A última lista de inscritas na etapa do QS 1500 do Neutrox Weekend, tinha 35 surfistas de sete países. Competidoras da Espanha e dos Estados Unidos, estarão no Rio de Janeiro visando os 1.500 pontos no WSL Qualifying Series, para melhorar suas posições no ranking que classifica seis surfistas para a elite das top-17 do World Surf League Championship Tour.As três estarão na coletiva de imprensa do Neutrox Weekend, que será realizada nesta quinta-feira, as 12h00 no Royalty Barra Hotel, na Av. do Pepê, início da Barra da Tijuca. Silvana é a única representante do Brasil e da América do Sul na elite feminina da World Surf League. Chloé lidera o ranking mundial de Longboard e em novembro vai buscar um inédito título para o Brasil na WSL. E Nicole é a atual campeã mundial na modalidade SUP Wave. O público carioca terá uma grande oportunidade de ver três grandes estrelas das suas categorias competindo neste final de semana em frente a arena do evento no Posto 3 da Barra da Tijuca.

Já as surfistas do Brasil, que são maioria, Argentina, Peru, Chile e Equador, também disputarão 1.000 pontos no ranking regional da WSL South America, que define o título sul-americano da temporada. O prêmio para a campeã é a garantia de participação nas provas mais importantes do próximo ano, com status QS 6000 e QS 10000, que decidem as vagas para o CT.

Anali Gomez (Foto: Mauricio Espinoza)

SUL-AMERICANO – Neste ano, especialmente, pela primeira vez na história da WSL South America, serão realizadas cinco etapas do QS feminino na América do Sul. Já aconteceram três e o Neutrox Weekend é a penúltima. A primeira foi o Rip Curl Pro Argentina em Mar del Plata, vencido pela equatoriana Dominic Barona. A segunda aconteceu no Peru e a peruana Anali Gomez foi a campeã do Jeep Pro San Bartolo para assumir a ponta do ranking sul-americano. Na terceira etapa, a final foi estrangeira, com a costa-ricense Leilani McGonagle ganhando da australiana Freya Prumm o título do Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro no Chile. As melhores sul-americanas nas ondas geladas de Punta de Lobos foram a argentina Josefina Ane e a peruana Daniela Rosas, que ficaram nas semifinais dividindo o terceiro lugar.

Todas as envolvidas diretamente na briga pelo título sul-americano estarão competindo no Posto 3 da Barra da Tijuca. A peruana Anali Gomez já tem dois troféus de campeã da WSL South America, de 2010 e 2013, podendo conquistar um inédito tricampeonato. Ela lidera o ranking com 1.980 pontos e sua principal concorrente é a campeã sul-americana de 2011, Dominic Barona, do Equador, que está bem perto com 1.825 pontos. Outra peruana ocupa o terceiro lugar, Melanie Giunta, com 1.445. A quarta colocada é a argentina Lucia Cosoleto com 1.040 e na sequência vêm as semifinalistas no Chile, a peruana Daniela Rosas que subiu para o quinto lugar com 980 e a argentina Josefina Ané em sexto com 860. Só depois aparecem as primeiras brasileiras, Karol Ribeiro e Tainá Hinckel, empatadas em sétimo lugar com 840, Maju Freitas em nono com 733 e a chilena Lorena Fica está em décimo com 700 pontos.

Dominic Barona (Foto: Maximiliano Martinucci)

Essas são as principais concorrentes na batalha pelos 1.000 pontos do Neutrox Weekend para o ranking sul-americano. Depois da nova etapa promovida pela marca Neutrox no Rio de Janeiro, que não sediava uma prova feminina do QS desde 2009, tem mais uma estreia na semana seguinte para fechar a “perna sul-americana” da WSL South America para as meninas, o QS 1000 Reef & Paris Women´s Pro nos dias 28 e 29 de outubro em San Bartolo, no Peru.

CAMPEÃS SUL-AMERICANAS – No total, cinco campeãs sul-americanas da WSL South America vão competir no Neutrox Weekend. Além da peruana Anali Gomez e da equatoriana Dominic Barona, tem três brasileiras que não participaram de nenhuma das três etapas do QS já realizadas na América do Sul este ano. A grande estrela do evento, Silvana Lima, faturou os dois primeiros títulos da história desse circuito regional, em 2007 e 2008. A catarinense Jacqueline Silva, que por muitos anos fez parte da elite mundial do CT, foi a número 1 do ranking em 2014. E a paranaense Nathalie Martins é a atual campeã sul-americana.

Nathalie Martins (Foto: Luis Barra)

OUTRAS ATRAÇÕES – Além da etapa do QS 1500 válida pelo ranking do WSL Qualifying Series e como penúltimo desafio da disputa pelo título sul-americano da WSL South America, o Neutrox Weekend terá outras competições acontecendo na arena do evento no Posto 03 da Barra da Tijuca. Duas delas irão decidir as campeãs brasileiras da temporada 2017 na categoria Pro Junior Sub-20 e na modalidade Longboard. A atual líder do ranking mundial de longboard da World Surf League, Chloe Calmon, atleta da Neutrox, é o grande destaque entre as que vão competir nos pranchões.

Também está na programação um evento especial da categoria Sub-16 para as jovens surfistas disputarem nas ondas da Barra da Tijuca e, ainda, a modalidade SUP Wave, com presença da atual campeã mundial Nicole Pacelli, mais uma estrela patrocinada pela Neutrox. Para o público que comparecer na praia para assistir o Neutrox Weekend, serão promovidas várias atividades, como aulas de Yoga, campeonato de “Altinha”, clínica de surfe com a tetracampeã brasileira Andrea Lopes, além de hidratação capilar no Quiosque Neutrox.

SOBRE NEUTROX – Neutrox trouxe esse ano para as consumidoras novas embalagens, lançamentos e novo posicionamento com o lema “Hidratação Poderosa”. Para ilustrar esse momento e assumir o seu incentivo à valorização da participação da mulher no esporte, Neutrox anunciou como embaixadoras as surfistas profissionais Nicole Pacelli, campeã mundial de Stand Up Paddle, Chloe Calmon, atual longboarder número 1 do mundo e Silvana Lima, consagrada oito vezes como a melhor surfista brasileira do ano.

O Neutrox Weekend será transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL), antes denominada Association of Surfing Professionals (ASP), tem como objetivo celebrar o melhor surf do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, promovendo os eventos que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL tem uma enorme legião de fãs apaixonados pelo surf em todo o mundo, que acompanham ao vivo as apresentações de grandes estrelas, como Tyler Wright, John John Florence, Paige Alms, Grant Baker, Phil Rajzman, Tory Gilkerson, Mick Fanning, Stephanie Gilmore, Kelly Slater, Carissa Moore, Gabriel Medina, Courtney Conlogue, entre outros, competindo no campo de jogo mais imprevisível e dinâmico entre todos os esportes no mundo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

———————————————————–

João Carvalho – WSL South America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

Assessoria de Imprensa do Neutrox Weekend para credenciamento da imprensa:

Index – Estratégias de Comunicação

(11) 3068-2000

Giovana Oliveira – giovana@indexassessoria.com.br

Bruna Gianinni – brunagianinni@indexassessoria.com.br

———————————————————–

CAMPEÃS SUL-AMERICANAS DA WSL SOUTH AMERICA:

2016: Nathalie Martins (BRA-PR)

2015: Sofia Mulanovich (PER)

2014: Jacqueline Silva (BRA-SC)

2013: Anali Gomez (PER)

2012: Sofia Mulanovich (PER)

2011: Dominic Barona (EQU)

2010: Anali Gomez (PER)

2009: Taís de Almeida (BRA-RJ)

2008: Silvana Lima (BRA-CE)

2007: Silvana Lima (BRA-CE)

TOP-10 DO RANKING SUL-AMERICANO DA WSL SOUTH AMERICA – 3 etapas:

1.a: Anali Gomez (PER) – 1.980 pontos

2.a: Dominic Barona (EQU) – 1.825

3.a: Melanie Giunta (PER) – 1.445

4.a: Lucia Cosoleto (ARG) – 1.040

5.a: Daniela Rosas (PER) – 980

6.a: Josefina Ané (ARG) – 860

7.a: Karol Ribeiro (BRA) – 840

7.a: Tainá Hinckel (BRA) – 840

9.a: Maju Freitas (BRA) – 733

10.a: Lorena Fica (CHL) – 695

——-Acesse o ranking completo no link abaixo:

http://www.worldsurfleague.com/athletes/tour/wqs?regionId=8&year=2017

G-6 DO WSL QUALIFYING SERIES – após a 35.a etapa no Chile:

01: Silvana Lima (BRA) – 15.300 pontos

02: Tatiana Weston-Webb (HAV) – 14.150

03: Caroline Marks (EUA) – 13.430

04: Keely Andrew (AUS) – 13.050 e top-10 do CT

05: Bronte Macaulay (AUS) – 12.950

06: Sage Erickson (EUA) – 12.650 e top-10 do CT

07: Coco Ho (HAV) – 11.700

08: Johanne Defay (FRA) – 11.200 e top-10 do CT

09: Paige Hareb (NZL) – 10.510

———-sul-americanas até 100:

15: Dominic Barona (EQU) – 8.050 pontos

43: Anali Gomez (PER) – 3.700

49: Josefina Ane (ARG) – 3.595

50: Melanie Giunta (PER) – 3.550

81: Lucia Cosoleto (ARG) – 2.365

101: Lorena Fica (CHL) – 1.880