Surfistas de Santos recebem orientações de Picuruta Salazar

Jovens surfistas de Santos recebem orientações de Picuruta Salazar no novo Centro de Treinamento da modalidade, no Quebra-Mar
ENCONTRO PROMOVIDO PELA ASSOCIAÇÃO SANTOS DE SURF TAMBÉM TEVE
A ENTREGA DOS UNIFORMES DA NR SPORTS, PATROCINADORA DA EQUIPE

ASS_PalestraPicurutaSalazar_D
Palestra Picuruta Salazar. Foto: Natasha Guerrize

A Associação Santos de Surf (ASS) continua investindo na nova geração e promoveu palestra técnica ministrada por Picuruta Salazar. A ação foi realizada na tarde desta quinta-feira (30) no recém-inaugurado Centro de Treinamento de Alto Rendimento Municipal Santos de Surf, instalado no Parque Municipal Roberto Mario Santini, o Quebra-Mar, e também contou com a entrega dos uniformes da NR Sports, patrocinadora da equipe santista.

Publicidade

ASS_PalestraPicurutaSalazar_Divulgação[3]
Palestra Picuruta Salazar. Foto: Natasha Guerrize
As atividades antecederam a 2ª etapa do Circuito Santos de Surf e os jovens valores receberam dicas e orientações de um dos mais experientes competidores da história do surf brasileiro e que tem total identidade com as ondas do Quebra-Mar. “Existe uma grande diferença entre competir e gostar da competição. Vocês vão precisar ter a cabeça na segunda opção. Gostar de competir é aceitar também as adversidades. Derrotas são provas de fogo que vão determinar se vocês têm capacidade de superar e dar continuidade na profissão”, falou o ídolo Picuruta durante a palestra.
E nada como um investimento em estrutura para aprimorar ainda mais a carreira das novas joias do esporte. O CT de Surf, localizado no Quebra-Mar, em Santos, é uma das novidades para a garotada que pretende seguir a modalidade como carreira no futuro. “Esse CT surgiu de um entendimento entre nós, da Associação Santos de Surf, e a Prefeitura de Santos. Entramos com todos os equipamentos necessários para o treinamento funcional e técnico dos jovens competidores. Contamos com aulas de segunda a sexta, em dois períodos com professores capacitados para um direcionamento efetivo aos atletas”, explicou o presidente da ASS, Marcos Andrade, o Cabeça.
Entre os nomes dessa nova geração da Cidade, Vinicius Parra, de 13 anos, já é considerado um “veterano”. Há sete anos no surf, Vinny, como é conhecido, já é presença cativa nos principais campeonatos locais e é considerado, mais uma vez, favorito na edição de 2016 do Circuito Santos de Surf. “Estou bem preparado, treinando bastante, devo muito aos professores e ao novo Centro de Treinamento. Fazia tempo que não tínhamos um espaço tão legal, e isso ajuda muito na nossa evolução”, disse o jovem surfista.
Por sua vez, a NR Sports entra como a principal patrocinadora da equipe santista de surf. Encabeçada pela figura do craque Neymar Jr, o patrocínio promete fortalecer a visibilidade das novas joias do circuito santista no surf. “A ideia é fomentar o esporte além do futebol. Mais do que isso, é tirar os jovens da marginalidade, promover a inclusão com o incentivo do surf, por exemplo, que claramente cresce cada vez mais na cidade e no Brasil, de modo em que os jovens se sintam também motivados a estudar, investir em um grande futuro”, afirma Joseph Bomfim Jr, representante da NR Sports.
O encontro também foi prestigiado por diversas autoridades e personalidades do esporte. Entre eles, o vereador Sadao Nakai, um dos incentivadores da criação do CT no Quebra-Mar, o ex-surfista profissional Luke Franco, coordenador de atividades esportivas da Secretaria de Esportes (Semes), Marcos Lozano, também da Semes, o professor Pedro Souza, coordenador do CT de Surf, o vice-presidente da ASS, Fábio Kodama e o head judge do Mundial de Longboard WSL, Mauro Rabellé.
A 2ª etapa do Santos Surf 2016 será disputada num único dia, durante o período de espera por boas condições de onda, entre sábado e o dia 17, contando com as categorias júnior (até 18 anos), mirim (no máximo 16 anos), iniciante (limite de 14 anos), estreante (sub12), petit (10 anos para baixo) e feminina (também até 18 anos).
O Circuito Santos Surf 2016 tem os patrocínios de Grupo Mendes, Colorado Jeep e Grupo NRSports, através de projetos aprovados pelo Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de Zampol Surfboards, Fuwax, Surf Trunk, Rubber Sticky, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent e Fupes.