Surfista salva filhote de baleia (video)

O experiente surfista João Alberto Schmidt, mais conhecido no mundo do surf como João Baiuka, foi o responsável pelo heroico salvamento de um filhote de baleia neste domingo (14).

O animal estava preso em uma rede de pesca na praia do Farol de Santa Marta, na cidade de Laguna, em Santa Catarina.

Publicidade

O resgate começou perto das 16h e demorou quase três horas, acabando já no começo da noite. Segundo Baiuka, a mãe estava do lado seu filhote e ficou lá durante todo resgate, até que o animal finalmente fosse solto. Felipe Marreco, outro surfista de ondas grandes da região, pilotou o jet-ski até o local e fez todo o suporte para o resgate. Ele também registrou em vídeo alguns momentos da operação, que terminou bem-sucedida:

Entrevista pela reportagem do canal de televisão NSC TV, Baiuka explicou que o resgate foi uma medida de emergência, já que a jovem baleia já parecia estar bem debilitada.

“Ele precisava de ajuda e teria que ser naquele momento. Eu sei que existem alguns protocolos, mas no momento teria que ajudar, eu não queria ver o bicho de forma nenhuma encalhar na praia ou que ele viesse a falecer”, disse João.

Ele usou apenas uma faca para cortar a rede em pedaços. O processo foi dificultado pela água gelada, pelo tamanho do animal e por quão enroscado ele estava.

“Não foi uma coisa fácil, também não aconselho ninguém a fazer, porque é perigoso, o bicho é gigante”, contou João. “A gente pegou um momento muito crítico, que foi a hora que ela já estava vindo para a praia. A gente pegou o tombo e começamos a vir com ela, foi bem dramático”, lembra João.

Fonte hardcore.com.br