Skateboard movimenta cena em São Paulo

Rodrigo Leal, Fs ollie no Jockey em São Paulo. Foto: Julio Detefon

O circuito brasileiro vai desembarcar em São Paulo com o melhor do skate nacional em duas etapas. A disputa na modalidade Street acontecerá de 10 a 12 de agosto, na Pista de Skate do Parque Municipal Chácara do Jockey, e a modalidade Park, de 17 a 19 agosto, no Vans Skatepark, localizado no Parque Estadual Cândido Portinari.

Publicidade

As duas competições fazem parte do calendário nacional de skate, que contará com um total de quatro etapas para cada modalidade (Street e Park) ao longo de 2018. Todas as disputas contam pontos para o ranking brasileiro. Após as quatro etapas de cada modalidade, os oito melhores skatistas no feminino e masculino estarão automaticamente classificados para o Oi STU Open, em novembro, no Rio de Janeiro, que contará com pontuação dobrada. Após as cinco etapas, os três atletas mais bem ranqueados, mais um selecionado por critérios técnicos, nas categorias feminino e masculino de Street e Park, formarão a seleção brasileira de skate em 2019.

São Paulo é o principal estado brasileiro para o universo do skate, bem como para todo o universo de cultura urbana. É o estado com maior número de praticantes, interessados e entusiastas, além de sediar uma gama importante de pistas em seu território, sendo fundamental para o desenvolvimento do esporte em território nacional e para a construção do movimento olímpico do skate.

No primeiro final de semana, grandes nomes da modalidade Street prometem participar da etapa que espera contar com 24 atletas no feminino e 96 no masculino. Os treinos oficiais começam na sexta-feira, dia 10 de agosto, para os dois naipes, já no sábado serão disputadas as eliminatórias e no domingo a semifinal e final masculina e a final feminina.

O formato de disputa será diferente para homens e mulheres. Nas eliminatórias masculinas serão dez tentativas para cada participante, classificando os dezesseis primeiros para as semifinais. Já durante as eliminatórias femininas e semifinais masculinas, o formato de disputa é igual; duas voltas de 45 segundos por skatista, valendo a melhor volta, classificando oito atletas de cada naipe para a grande final. Os finalistas terão também 02 voltas de 45 segundos mais cinco tentativas por competidor, valendo as quatro melhores notas.

A competição de Street será disputada no maior Skatepark da modalidade na cidade de São Paulo. Com uma área de 965 m² com corrimãos, paredes inclinadas e escadarias, a pista de skate do Parque Municipal Chácara do Jockey é a terceira maior do Brasil, tendo aval para receber competições oficiais nacionais e internacionais.
Além das disputas esportivas, o evento também irá reunir o melhor do entretenimento e cultura urbana, com diversas opções de foodtrucks, cervejarias artesanais e uma programação de shows com bandas e artistas locais, para curtir junto com os amigos e familiares.

O STU Qualifying Series, que pontua para grande final o Oi STU Open, marca a junção do Circuito Brasileiro de Skate com a plataforma Skate Total Urbe (STU), numa parceria da Rio de Negócios com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Mais informações acesse o site da CBSK

Fonte innersport.com.br