Curitown- A Cultura do Skate em Curitiba

O skate é mais do que esporte, lazer e meio de transporte, o skate é uma manifestação cultural. Uma cultura que envolve hábito, comportamento, moda, lazer, sociabilidade, identidade, um estilo de vida. A cidade apresenta um expressivo número de skatistas e muito se deve a existência de gerações que preservam a prática ao longo do tempo e dos lugares.

Pista do Gaúcho, Ambiental e Drop Dead Skate Park geraram skatistas de qualidade para Curitiba e para fora dela, e durante as décadas de 1990 a 2000 a cidade foi considerada a capital do skate do Brasil. Esta cena envolvia marcas como Maha e Drop Dead com suas fábricas de tábuas e roupas, com suas lojas que promoviam as tendências de moda, campeonatos nacionais amadores, música, skatistas alcançando o pódio em campeonatos mundiais.

Publicidade

Skate, fotografia, vídeo, marcas, fábricas, campeonatos, nomes de destaque, pioneiros do skate na capital. História. Este universo cultural será mostrado na exposição, trazendo para os skatistas e para um público amplo a cultura do skate curitibano, um dos mais tradicionais do Brasil.

A mostra é composta por uma linha do tempo na qual se destacam os principais acontecimentos das décadas de 1970 a de 2000; um documentário sobre a cultura do skate de Curitiba a partir dos depoimentos de skatistas pioneiros chegando até os campeões mundiais; obras de skatistas que desenvolvem trabalho nas artes visuais e fotografias de skatistas que se especializaram nesta vertente. O público visitador poderá conferir também a diversidade de rodinhas, shapes, revistas, livros, skates antigos, roupas e objetos utilitários que são feitos a partir da reciclagem de componentes do skate.

Junto com a prática do andar de skate – que envolve o cotidiano nos picos, nas pistas tradicionais e nas espalhadas pelos bairros – temos o registro do andar de skate através da fotografia e do vídeo, realizado pelos próprios skatistas, que mostram uma outra faceta desta cultura. Ao longo do período da exposição ocorrerá sessões de skate com a demonstração de performance de alguns dos skatistas entrevistados, e oficinas gratuitas de fotografia e vídeo para skate ministradas pelos skatistas Castro Pizzano, Felipe Oliver Arnoso e Matheus Reinhardt Luz.

Com pesquisa e curadoria de Victor Augustus Graciotto Silva, direção de fotografia de Eli Firmeza, e produção de Rebeca Gavião Pinheiro, a exposição Curitown – A Cultura do Skate em Curitiba conta com o patrocínio da CELEPAR e CAIXA e foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço
A Cultura do Skate em Curitiba será dia
Exposição: Curitown – A Cultura do Skate em Curitiba
Quando: De 16 de junho a 20 de agosto de 2018
Onde: Museu Municipal de Arte de Curitiba
Endereço: Avenida República Argentina 3432 Portão Curitiba/PR 80610-260
Visitação: terça a domingo, das 10h00 às 19h00
Entrada Gratuita

Por Marcos Bollmann