Brasileiro de Street Skate AM 2018 abre inscrição

Cartaz da competição.

Pela primeia vez na história o Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador será realizado no Distrito Federal, em Brasília, na Samanbaia Skate Plaza, entre os dias 6 e 8 de abril. Esse tradicional evento do calendário nacional é a mais democrática competição das categorias de base do Street Skate brasileiro, por ser uma das raras oportunidades para skatistas de vários lugares terem a chance de se tornarem campeões brasileiros e, assim, alcançarem a visibilidade em suas regiões.

Publicidade

Com uma boa colocação no Brasileiro de Street Skate Amador um skatista baiano, cearense, goiano, paraibano, piauiense ou potiguar, por exemplos, consegue destaque na imprensa não especializada no seu Estado, Bolsa Atleta municipal ou estadual além de novos patrocinadores. Podem tornar-se ídolos e incentivar toda uma geração de skatistas locais, a exemplo de Suênio Campos (CE), Lucas Alves (PR) e Luiz Neto (SC), ajudando no desenvolvimento do Skate em todo território nacional.

Neste evento as categorias em disputas serão Mirim, Iniciante, Amador 2 e Amador 1, além da Para-skate, voltada para skatistas extraordinários em condições super especiais. Somente poderão participar do Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador os três primeiros lugares dos rankings 2016 da Amador 2 e Iniciante do Campeonato Blunt (MG), Circuito Baiano (BA), Circuito Paraibano (PB), Circuito Paranaense (PR), Circuito Paulista (SP), 4Kids (RS), Ranking Catarinense (SC) e Ranking do Rio de Janeiro (RJ).

Também participarão os três primeiros lugares dos rankings 2017 da Mirim, Iniciante, Amador 2 e Amador 1 do Campeonato Blunt (MG), Circuito Baiano (BA), Circuito Goiano (GO), Circuito Paraibano (PB), Circuito Paranaense (PR), Circuito Piauiense (PI), Circuito Paulista (SP), Ranking do Rio de Janeiro (RJ), Seletiva Meio Norte (MA/PI), Taça Maranhense (MA), Taça RS (RS) e Taça Santa Catarina (SC).

Além destes estarão selecionados os três primeiros colocados da Seletiva Skate Brasil, confirmada para 11 de Março, em Belém (PA) e do Brasília Select a ser realizado em 06 de Abril de 2018. Excepcionalmente, devido muitos Estados não terem seletivas ou circuitos classificatórios para o Brasileiro de Street Skate Amador, os Jogos Cariocas de Verão 2018, que acontece de 9 a 11 de Março, no Rio de Janeiro (RJ), e aberto para todos amadores do país, contemplará vagas para os três primeiros colocados.

Entretanto, para o próximo Brasileiro de Street Skate Amador, programado para dezembro de 2018, somente poderão concorrer skatistas classificados pelas seletivas ou circuitos estaduais oficializados pela CBSk, no ano. Em caso de impossibilidade de algum dos classificados não poder participar ou estar classificado por mais de um circuito/seletiva ou, ainda, terem profissionalizado, sua vaga não será repassada ao 4° colocado ou demais competidores de determinado circuito.

Contudo se algum selecionado em 2016 ou 2017 tenha mudado de categoria, não perderá vaga, podendo competir na categoria atual. Também não será exigido aos para-skatistas estarem selecionados por algum evento para participarem, bastando realizar inscrição. O credenciamento será realizado até 25 de Março de 2018, via e-mail para fsktdf@gmail.com (copiando o e-mail da entidade de seu Estado) – Mais informações pelo e-mail fsktdf@gmail.com ou roberto.macaneiro@cbsk.com.br .

A Samambaia Skate Plaza está localizada na Quadra 302, em Brasília. O evento conta com as chancelas da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e Federação de Skate do Distrito Federal e Entorno (FSKTDF) e apoio da Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer de Brasília. Seus principais parceiros são: Associação Capixaba de Skate (ACSK), Associação Goiana de Skateboard (AGSK8), Federação Catarinense de Skate (FCSKT), Federação de Skate do Estado de Minas Gerais (FSKTMG), Federação de Skate do Paraná (FSP), Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB), Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ), Federação Gaúcha de Skate (FGSKT), Federação Paraense de Skate (FPS), Federação Paulista de Skate (FPS), Federação Piauiense de Skate (FEPISK) e Irra Esportes Radicais.

Por Ed Scander

Fonte innersport.com.br