Rogério Mendes é remada forte no Aloha Spirit Festival

Rogério Mendes. Foto Fabio Motta

Rogério Mendes quer remar forte novamente no Aloha Spirit Festival em Ilhabela

Publicidade

ATUAL CAMPEÃO DE VA’A INDIVIDUAL, MAJOR DO EXÉRCITO É DESTAQUE NA ABERTURA DO CIRCUITO DE SEXTA A DOMINGO

Os importantes títulos individuais na canoagem va’a falam por si: campeão master e overall de OC1 no Aloha Spirit Festival 2017 com 100% de aproveitamento e o mais recente, o Desafio Salvador Morro de São Paulo, na Bahia, remando 60 km ininterruptos no início deste ano, numa verdadeira prova de superação. O canoísta Rogério Mendes é hoje um dos grandes nomes da modalidade, também conhecida canoa havaiana, e une o talento à disciplina militar, com foco e preparação física e técnica para sua evolução.

Depois da conquista no litoral baiano, o atleta de 41 anos compete ainda mais motivado e quer remar forte novamente na abertura do Aloha Spirit Festival, de sexta-feira a domingo (23 a 25), na Praia do Perequê, em Ilhabela. Além da prova de va’a, ele disputará o Waterman, que reúne natação, stand up paddle (modalidade onde também já figurou como um dos principais nomes do País) e paddleboard.

“No ano passado, venci as três etapas e espero remar bem de novo. Estou muito bem preparado fisicamente. Treinei muito para o Desafio Salvador, mas hoje é difícil apostar quem sairá vencedor. Temos quatro, cinco remadores que ninguém sabe quem vai ganhar. Disputa muito intensa. Tem o Murillo Pinheiro, que ganhou o Brasileiro várias vezes, o Felipe Neuman, outro grande rival, que pode surpreender, além do Leão, do Paulão”, comenta Rogério, citando Rafael Leão e Paulo dos Reis, que compete em casa.

Major do Exército, Rogério tem o esporte em sua vida diária, sobretudo as remadas. A ida e volta para o trabalho, no Forte dos Andradas, em Guarujá, é feita numa OC1, num percurso de 11 km, desde sua casa, na Ilha Porchat, em São Vicente. “Geralmente meu meio de transporte é a canoa. O pessoal já acostumou. Quando não é possível, vou de bicicleta ou até correndo”, conta Rogério, casado com Milena Amaral, outra conhecida atleta ligada ao mar, que iniciou com bodyboard, migrou para o stand up paddle e canoas.

“O esporte é minha válvula de escape para os problemas diários. Se não tiver meu momento, não consigo dormir”, comenta o atleta, que rema de canoa desde 2014 e este ano mostrou estar em grande forma na prova em Salvador. “Foi a mais difícil que já participei. Cometi um erro no início, logo no primeiro quilômetro e tive de fazer um pequeno retorno, mas caí para a última colocação. Foi uma prova de superação total e muita dor”, relata.

No Waterman, a expectativa é tentar um pódio, mas ele adianta que há adversários muito fortes e com mais experiência na disputa. “Estou longe de ser o favorito. Os caras feras são o Patrick Winkler, o Cláudio Brito e o Tiago Giacomelli. Eu participei em Salvador no ano passado e fiquei em terceiro. Minha prova mesmo é a canoa”, admite o atual campeão do Aloha Spirit Festival na canoa havaiana.

Maior evento de esportes aquáticos da América Latina, o Aloha Spirit Festival reunirá cerca de 1.500 atletas em Ilhabela, em diversas modalidades e disputas. Ainda na canoagem, provas de canoa polinésia individual, canoa havaiana por equipes (OC6) e em duplas (OC2), além de surfski individual ou duplas. Os remadores também estarão em ação nas competições de stand up paddle.

Outro destaque será a natação em águas abertas, com 3,8 km de percurso e valendo como seletiva para o novo evento no Arquipélago de Alcatrazes. A apneia e o paddleboard são outras atrações para os atletas. Na areia, será realizado o Desafio Gibbon de Slackline e o público poderá conferir o Festival Aloha Spirit de Cinema, tendo como grande exibição o longa-metragem Moana, um mar de aventuras, da Disney.

O Aloha Spirit 2018 tem os patrocínios de Booking.com, Riachuelo e Prefeitura Municipal de Ilhabela. Apoios: Fina Frutas, Aqua Sphere e Linktel. Realização: Associação Magna de Desportes com produção da Ecooutdoor.

Saiba mais sobre o Aloha Spirit, no site oficial www.alohaspirit.com.br e nas redes sociais: youtube.com/alohaspiritBR,instagram.com/alohaspiritbrasil e facebook.com/AlohaSpiritBrasil

ROGÉRIO MENDES. FOTOS DIVULGAÇÃO: FÁBIO MOTA E CARLA FALLEIROS

Fábio Maradei FMA Notícias