Rodrigo Koxa recebe placa do Guinness World Records

Rodrigo Koxa recebe placa do Guinness World Records pela maior onda do Mundo

Dono da maior onda já surfada até hoje, o guarujaense Rodrigo Koxa recebeu o certificado oficial do Guinness World Records, que já havia legitimado o feito do brasileiro do dia 8 de novembro de 2017, nas poderosas ondas de Nazaré, Portugal. A entrega do documento não poderia ser em melhor lugar, o Surfer Wall, espaço criado pela Câmara Municipal de Nazaré, para as pranchas dos big riders, no Forte de S. Miguel Arcanjo.

Publicidade

Koxa recebeu a placa com o selo das mãos do ícone Gary Linden, criador do Circuito Mundial de Ondas Grandes, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Nazaré, Walter Chicharro, o maior incentivador da modalidade na região. “Viver esse momento, aqui nesse lugar criado para homenagear os big riders do Mundo, recebendo o selo do Guinness é mais do que um sonho. É uma conquista!”, falou o surfista.

“Até então não tinha a placa que vai ficar em destaque lá em casa e outra ficará aqui, eternizando esse recorde”, anunciou o surfista. “Receber essa placa do Gary foi irado”, reforçou. “Esse lugar é incrível, ensina muito a gente a ser equipe. Aprendo muito aqui. Quero agradecer todos os surfistas que vivem aqui, a Câmara de Nazaré, que se mobiliza sempre que tem ondas, colocam toda a estrutura para a gente se entregar de alma, fazer o que ama. Também à comunidade. É um lugar acolhedor”, complementou Koxa.

Gary Linden resumiu bem a importância do recorde ao entregar a placa. “Eu poderia falar em inglês, claro, mas no mundo do surf hoje não é mais necessário, porque todos os campeões são brasileiros”, brincou, dando um recado direto a Koxa. “Há 40 anos que eu estou esperando esse momento e finalmente aconteceu. Você sabe que metade do meu coração é brasileiro, parabéns meu amigo. Acho que você fará mais um recorde e logo”, disse.

Quem também vibrou muito com o reconhecimento foi Walter Chicharro. “É um dos momentos mais marcantes da minha vida. Não é todos os dias que uma pequena vila a beira-mar, tem o privilégio de ter um recorde mundial. É para mim um dia que guardarei o resto da minha vida”, comemorou, agradecendo a presença de Gary Linden. “Ele entregando o cerificado do Guinness é a cereja no topo do bolo”, falou.

Koxa também foi prestigiado por vários amigos e destaques do surf. Entre eles, o português Sérgio Cosme, piloto que o puxou na onda recorde, o fotógrafo Pedro Cruz Agostinho, que registrou o feito, além de vários big riders, como Everaldo Pato Teixeira, o campeão mundial WSL Big Wave, Lucas Chumbo, Kalani Lattanzi, Rafael Tapia, Marcio Dias e Ricardo Bocão.

Rodrigo Koxa surfou a maior onda do Mundo no dia 8 de novembro de 2017 em Nazaré, com impressionantes 80 pés (cerca de 24,4 metros). O feito foi declarado novo recorde mundial e garantiu o prêmio Big Wave Awards, da World Surf League (WSL). O surfista também foi homenageado pelo Governo de Portugal com a exibição de sua onda gigante num telão em plena Times Square, Nova Iorque/EUA e agora foi convidado pela WSL para disputar o Nazaré Challenge, a etapa inicial do WSL Big Wave Tour, o circuito mundial de ondas gigantes.

Koxa permanece em Nazaré, treinando, aguardando uma possível data do Big Wave Tour e buscando um novo recorde, até o dia 19 de dezembro. Só vem ao Brasil para as festas de final de ano e na sequência já fica a postos para um retorno imediato a Portugal, no caso de um bom swell.

Ele é patrocinado por Koxa Bomb e Perfect Wave, com apoios de Travel Ace Assistance, Akiwas, Silver Surf, Bullys, Delírio Natural, Tomihama Sushi e Flex Academia Guarujá, além dos colaboradores em Portugal: Yamaha Portugal, Atlantic Safaris, Benecar, restaurantes Maria do Mar e Taberna Afficion, BlueSoup e Casas DomFuas.

VÍDEO DA ENTREGA DA PLACA DO GUINNESS RECORDS A RODRIGO KOXA.

FMA Notícias

FOTOS DIVULGACÃO: Luca Castro/@lucaxiz/@wavesbr