Projeto Tenda Verde nas Praias- Edição Vila de Algodoal

Edição Vila de Algodoal. Foto Divulgação

Projeto Tenda Verde nas Praias

Publicidade

A Edição Vila de Algodoal aconteceu no período de 24 a 28 de abril de 2018

Com apoio do Banco da Amazônia, Governo do Estado, Núcleo de articulação e cidadania, Emater, Ideflor Bio, TV Liberal e Marque X, as ações do projeto tiveram o apoio e a participação da Prefeitura Municipal de Maracanã, através da Secretaria Municipal de Meio ambiente de Maracanã e do Vereador Cacaia.

No dia 24, a ação aconteceu na escola municipal da Vila, com a participação de 80 alunos do ensino infantil, fundamental e médio, da manhã e tarde.

A palestra teve a participação da Enfermeira do posto de Saúde, com alertas sobre a Dengue e formas de prevenção.

O Instituto Manguezal apresentou os riscos que o plástico representa para a saúde dos organismos típicos dos oceanos e para saúde humana, demonstrou como a coleta seletiva pode ser a solução para o problema dos resíduos sólidos nas Praias.

Os alunos da Faculdade de Oceanografia da UFPA participaram com uma exposição de amostras de organismos impactados por micro-plásticos.

A experiência foi muito produtiva como relata a Coordenadora da Escola, Sra. Milena, que considera a ação na escola uma atitude de respeito com a comunidade pois traz informações para as crianças e estas podem sensibilizar seus pais e familiares.

Nos dia 24 e 25, alunos do curso de Pós graduação em Gestão Ambiental da Escola Superior da Amazônia realizam caminhadas diagnósticas com o objetivo de coletar dados ambientais relacionados à gestão de resíduos sólidos para compor relatório do projeto e trabalho de conclusão de curso, foram identificados pontos de descarte irregular de lixo, possíveis pontos para instalação de entrega voluntária.

Nos dias 25 e 26/04, o público alvo foi a equipe da Agência Distrital que realiza a limpeza e coleta de resíduos sólidos da Ilha, o convite se estendeu à servidores públicos do município, Gerencia do Ideflor Bio -Apa Maiandeua, carroceiros, barqueiros, donos de pousadas e comunidade.

No dia 27/04, a tenda foi à Praça da Vila de Algodoal, levando oficinas de brinquedos de garrafas per e exibição de curta-metragens com temas ambientais, houve ainda a exibição do documentário Mestres Praianos do Carimbó, da Lamparina Vídeos.

Encerrando a extensa lista de atividades no sábado 28/04 foi a vez da Tenda na Praia com atividades esportivas, mesa de leituras, oficinas de brinquedos e mais exibição de curtas e do documentário que faz uma homenagem aos mestres do carimbó.

Por Instituto Manguezal

Galeria de Imagens