Piscina de ondas do Surf Snowdonia no UK Pro Surf Tour

A piscina de ondas do Surf Snowdonia, no Reino Unido, vai reforçar o UK Pro Surf Tour, circuito regional que conta com eventos em lugares como Thurso, na Escócia, e Newquay, na Inglaterra.

A expectativa é de que a prova nas ondas artificiais aconteça no fim de outubro.

Publicidade

“Esse evento será um grande passo no surfe competitivo”, acredita Dave Reed, diretor do UK Pro Surf Tour, que tem um total de seis etapas. “O Surf Snowdonia vai fornecer uma plataforma única, com ondas garantidas e idênticas, sem o fator sorte nas baterias. O resultado será puramente baseado na capacidade de um surfista”, diz Dave.

O Snowdonia chegou a apresentar algumas falhas mecânicas e deixou locais descontentes, mas já foi palco de um um grande evento e foi usado como exemplo pela International Surfing Association (ISA) durante o processo de inclusão do surfe nas Olimpíadas.

As competições em ondas artificiais estão começando a ganhar força, mas não são novidade. Em 1985, Tom Carroll venceu um evento internacional em Allentown, na Pensilvânia (EUA). Em 1997, Kelly Slater venceu em Typhoon Lagoon, lugar que teve as melhores ondas fora do oceano.

A Rip Curl já promoveu eventos em Sunway Lagoon, na Malásia. Os japoneses abriram o Ocean Dome, em Miyazaki, fechado eventualmente  devido a preocupações orçamentais. Na época, foi amplamente considerada como a melhor onda indoor do mundo.

Fonte: The Inertia

Saiba mais sobre o Snowdonia: