Parafina participa do Surf City Surf Dog

Sem dúvida, o cão mais conhecido e querido de Santos, o ‘surfista’ Parafina pode ganhar fama mundial com suas manobras nas ondas. Junto com o instrutor de surf, Augusto Martins, que o colocou em cima da prancha, o simpático ‘vira-lata’ participará do Surf City Surf Dog, um diferente campeonato, voltado aos cães surfistas em Huntington Beach, Califórnia, o mais famoso pico da modalidade nos Estados Unidos.

A disputa está marcada para o próximo dia 25 e Parafina compete em duas categorias, uma surfando sozinho, onde os animais são divididos por peso, e outra no Stand Up, em dupla com Augusto. O Brasil também terá como representante, Bono, do Rio de Janeiro, que já foi campeão do evento em 2014, na categoria Stand Up, com seu dono, Ivan.

Publicidade

“Estou muito feliz em participar de um evento voltado aos animais, com as inscrições revertidas para cães carentes da Califórnia. Estou um pouco nervoso, porque nunca fui para lá e ainda vou levar um cachorro mágico, apaixonado por surf. Espero que dê tudo certo!”, afirma Augusto, que trabalha na Escola de Surf Picuruta Salazar, no Quebra-Mar.

Ele e Parafina embarcam na segunda-feira (19) na expectativa de grandes apresentações, após muito treino. “Treinamos no Quebra-Mar e também na praia de Pernambuco, em Guarujá. O Parafina adora surfar. É só ver uma prancha e já quer subir. Treinamos muito para fazer bonito”, destaca o dono do animal.

A parceria no surf começou há cinco anos, e nos últimos três Parafina mora na casa de Augusto. Antes, vivia nas areias de Santos e sempre esteve próximo ao esporte. Seguia os corredores em treinos na praia e também foi mascote do Corpo de Bombeiros. Tomou gosto pelo surf com Augusto, que durante as aulas de surf começou a levá-lo para dentro d’ água em sua prancha de stand up.

A ideia de participar do campeonato só para cães partiu do incentivo de amigos, depois da veiculação de uma matéria na TV falando de Bono nesse mesmo evento na Califórnia.

“Muita gente falou que deveríamos ir, me animei e fui tirar a documentação. Logo na sequência, conversando com um amigo sobre esse sonho de levar o Parafina para a Califórnia, ele me apresentou ao Daniel, da Pet Trip, uma agência especializada em levar animais em viagens ao exterior, que está dando orientação da logística e todo o suporte possível”, explica.

A participação no campeonato despertou o interesse de vários alunos e amigos de Augusto, que estão colaborando para cobrir as despesas de viagem. “Estão me dando toda a força que precisávamos para ir. Sou muito grato”, agradece Augusto, 44 anos de idade, 37 de surf e instrutor da modalidade desde 1994.

 

Fonte A Tribuna