Os jogos Mundiais de Surf da ISA começam oficialmente na Costa Rica

Os Jogos Mundiais de Surf de 2016 da ISA foram declarados oficialmente abertos pelo vice-presidente do ISA, Casper Steinfath, marcando o início de uma semana de intensa competição na Playa Jacó, na Costa Rica

Steinfath representa o presidente da ISA, Fernando Aguerre, que está atualmente no Rio assistindo aos Jogos Olímpicos de 2016, na sequência da decisão do Comitê Olímpico Internacional no início da semana de incluir o surf nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.

Publicidade

Estiveram presentes 142 atletas de 26 seleções nacionais (o Brasil não está sendo representado), que viajaram de todo o mundo para competir por medalhas de ouro em nome de suas nações. Presentes na cerimônia também estavam a Ministra do Esporte da Costa Rica, Carolina Mauri, o prefeito de Garabito, Tobías Murillo e o presidente da Federação de Surf da Costa Rica, Randall Chaves.

O vice-presidente do ISA, Casper Steinfath, dirigiu-se à multidão de milhares na praia em Playa Jacó: “Um agradecimento especial para o belo país da Costa Rica e todo o seu povo acolhedor por nos dar a todos uma recepção calorosa. A Costa Rica é verdadeiramente uma nação de surf do mundo e somos gratos que eles estarão compartilhando as suas ondas incríveis com a gente por toda esta semana.

“No início desta semana, o surf foi votado pelo Comitê Olímpico como 1 dos 5 esportes que serão incluídos nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020! Graças ao trabalho incansável de Fernando e de toda a equipe da ISA, o surf agora é tanto uma parte dos Jogos Pan-americanos em 2019 e dos Jogos Olímpicos de 2020. Em outras palavras, isto significa que nesta multidão aqui hoje, os futuros surfistas olímpicos estão presentes.”

A cerimônia começou com o desfile das nações, à medida que cada seleção marchava pelas ruas vibrantes, energizadas de Playa Jacó, agitando suas bandeiras nacionais e executando cantos nacionais em uníssono. O desfile continuou até o estágio da cerimônia de abertura localizada no local da competição onde o Hino Nacional da Costa Rica abriu as festividades.

A procissão prosseguiu com a Cerimônia Mundial das Areias. Dois membros de cada equipe levou para o palco principal as areias de suas praias locais em um recipiente de vidro enquanto agitavam a sua bandeira nacional, simbolizando a reunião pacífica das nações do mundo através do surf. Após a Cerimônia Mundial das Areias, um grupo de dança tradicional da Costa Rica mostrou às nações que visitam uma dança cultural.

O Presidente da ISA, Fernando Aguerre falou às nações via gravação de voz: “Teria sido uma honra recebê-los em Jacó, mas eu estou atualmente no Rio de Janeiro assistindo aos Jogos Olímpicos. 100 anos atrás, o fundador do surf moderno, Duke Kahanamoku, pediu que o surfe fosse incluído nos Jogos Olímpicos. Nos últimos 22 anos, a ISA estava remando na onda olímpica, e agora, finalmente, há três dias, estamos surfando a onda olímpica.

“Lembre-se de que este é um evento histórico. O primeiro Campeonato Mundial da ISA na época do surf olímpico.” Carolina Mauri, a ministra do esporte da Costa Rica, disse: “Bem-vindos à Costa Rica. Este ano é uma honra e um privilégio para o nosso país receba todos vocês aqui nesta edição dos Jogos Mundias de Surf da ISA. Desejamos-lhe o melhor, e principalmente que compitam segundo as regras do fair play e desportivismo”.

Ondas de um tamanho bom para a competição e para a diversão são esperadas, com um swell de sudoeste se aproximando para o início do período da competição, seguido por um swell de reforço para a segunda metade do período da competição.

A competição terá início no domingo, 7 de agosto às 8 da manhã*. A programação é como segue:

Domingo 7 de agosto – domingo, 14 de agosto: 08:00 – 17:00*: Competições

Domingo, 14 de agosto: Cerimônia de Encerramento

* Hora local da Costa Rica

Fonte: ISA