Operação conjunta retira cerca de 1 tonelada de lixo em Salinópolis

Praia do Atalaia recebe coleta seletiva de lixo. Foto Divulgação Instituto Manguezal

Cerca de 3 mil pessoas passaram por uma ação de conscientização ambiental, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com o Instituto Manguezal, nos dias 29 e 30, que retirou cerca de 1 tonelada de resíduos sólidos, como garrafas pet, latinhas e plásticos em geral, na Praia do Atalaia, em Salinópolis.

Publicidade

A ação fez parte da programação do “Projeto Tenda Verde”, que busca orientar os visitantes e a comunidade local para a necessidade de redução da quantidade de resíduos sólidos depositados nas praias, a partir do estímulo à coleta seletiva junto aos turistas, trabalhadores de estabelecimentos comerciais, ambulantes e moradores da área.

Criado pelo Instituto Manguezal, com o objetivo de mostrar a importância de atitudes ambientais sustentáveis, o Projeto tem levado ao público que reside e frequenta Salinópolis informações sobre coleta seletiva de resíduos sólidos, preservação de ecossistemas marinhos

Durante a ação, desenvolvida também em parceria com a Associação de Reciclagem de Salinópolis, garrafas pet e latinhas foram trocadas por mudas e brindes. A expectativa é que até o final  de todas as etapas da ação, sejam coletadas até dez toneladas de lixo na área. A próxima intervenção ambiental será na Praia do Farol Velho, nos dias 15 e 16 de junho.

Monumento Natural Atalaia – Parte da Ilha do Atalaia, no Nordeste do Estado, será transformada em Unidade de Conservação (UC), como forma de evitar o avanço da degradação da natureza e preservar para gerações futuras as características do local. Denominada “Monumento Natural Atalaia”, a UC englobará dunas, restingas, manguezais, lagos, furos e praias, atingindo uma extensão de 256,10 hectares.

Fotos Instituto Manguezal

Por Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

Fonte ideflorbio.pa.gov.br

Galeria de Imagens