ONG Parceiros do Mar promove ação LIXO ZERO

ONG Parceiros do Mar promove ação LIXO ZERO na Av. Vicente Machado
Objetivo é promover a mudança de hábito dos jovens que frequentam a região para reduzir o desperdício do uso de copos plásticos e o descarte irregular.

Nesta sexta-feira, das 17h até às 22h, a ONG Parceiros do Mar promove uma ação de conscientização ambiental ao público frequentador dos bares da Avenida Vicente Machado. A intervenção é parte da Semana Lixo Zero, movimento internacional que já faz parte do calendário da cidade. Os voluntários da ONG irão promover o uso de copos retornáveis personalizados como forma de conscientizar e oferecer uma alternativa aos descartáveis. Os donos dos bares da região permitiram e aprovam a ação feita pela ONG.

Publicidade

“O objetivo é divulgar a urgência na mudança de hábito dos frequentadores da Av. Vicente Machado, local que nos últimos anos tem recebido centenas de jovens curitibanos e visitantes nacionais e internacionais devido aos muitos bares ocupados todas as noites. Vamos fazer uma intervenção e promover o consumo consciente a correta destinação de resíduos sólidos”, comenta Silvia Turra Grechinski, diretora da ONG Parceiros do Mar.

O custo econômico e ambiental do manejo de resíduos sólidos tem sido um problema grave para a Prefeitura da cidade e todas as ações que visam reduzir este problema devem ser incentivadas. “Além do problema da falta de educação do público que suja as ruas com o destino incorreto destes copos descartáveis e bitucas de cigarro, existe a prática do desperdício deste recurso que tem um custo ambiental altíssimo. Além disso, muitas vezes, a separação e destinação deste resíduo não são feitas de forma correta pelos bares, agravando os problemas ambientais atuais”, reforça Ligiê Acevedo, bióloga e uma das fundadoras da Nave Consultoria Ambiental para Eventos, principal articuladora do movimento Brasil Lixo Zero.

A ação faz parte da Semana Lixo Zero, o maior evento sobre cultura sustentável focado em resíduos sólidos do mundo. Curitiba, pelo terceiro ano consecutivo, é uma das 12 cidades brasileiras participantes e será movimentada com ações simultâneas por todos os setores, envolvendo a sociedade por um propósito nesta última semana de Outubro de 2016.

Este conceito, trazido para o nosso país pelo Instituto Lixo Zero Brasil, através da Zero Waste Internacional Alliance, propõe e articula ações e metas voltadas a políticas públicas, setores empresariais e também na participação das pessoas sobre a responsabilidade de assumirmos nosso papel de consumidores conscientes para a preservação de recursos naturais importantes como a água, o solo e o ar. A ação conta com a projeção de um vídeo, apresentações de músicos e artistas da cena local curitibana.

Sobre a ONG: O Instituto Renata Turra Grechinski – ONG Parceiros do Mar foi fundado em razão da fatalidade que levou a vida da jovem Renata em fevereiro de 2012, quando surfava com amigos na praia de Coroados/ Barra do Saí, no litoral do Paraná. Enroscada em artefato ilegal de pesca (porque colocado sem sinalização a menor distância do que a mínima permitida por Portaria do Instituto Ambientaldo Paraná), Renata não resistiu ao afogamento. A partir daí, familiares e amigos de Renata fundaram a ONG para lutar por um litoral mais seguro para todos, congregando três pilares de atuação: segurança no mar, conservação e preservação ambiental, e temáticas relativas à pesca.

Mais informações:

www.parceirosdomar.org

Facebook.com/surfseguro