Oi Rio Pro: Tops podem entrar em ação nesta terça

A previsão de ondas para os primeiros dias do Oi Rio Pro é bastante interessante, mas o que pode estar por vir no início da outra próxima semana é ainda mais animador. Leia

*Baixe agora o BROOU APP e acompanhe a previsão completa e os reports com FOTO, disponível gratuitamente em ios e android. Tá na praia? Manda um report bro!

Publicidade

O Oi Rio Pro pode ter proclamado o famoso “It’s On” já nesta próxima terça-feira, na abertura da janela da etapa em Saquarema (RJ), que acontece entre os dias 9 a 20 de maio. A previsão de ondas para os primeiros dias da etapa brasileira da WSL é bastante interessante, mas o que pode estar por vir no início da outra próxima semana é ainda mais animador.

Esse ano a competição se muda do Postinho da Barra da Tijuca – que literalmente era atacado por uma “mancha de coco” lançado pelas comportas do corrupto Governo do Estado do Rio de Janeiro -, para a mística praia de Itaúna, em Saquarema, chamada de “O Maracanã do Surf”, um point-break um pouco mais afastado da badalação funkeira fluminense a da Rua Olegário Maciel, que pode gerar ondas incríveis abrindo para ambos os lados, principalmente para a esquerda, o que deve deixar as baterias bastante interessantes. A esquerda potente que segura até 3 metros de ondas, com paredes abrindo a partir da pedra de Itaúna, é a primeira opção da WSL, com possibilidades de picos para a direita com formação de tubos. No caso da ondulação virar, as direitas parrudas da Barrinha, com a Igreja Nossa Senhora de Nazareth de fundo, serão a escolha da direção de prova. Contudo, sem conflitos, uma coisa é certa, o visual de Saquarema é único e o show de surf está garantido, para quem sabe, mudar o conceito dos gringos sobre o Brasil.

Forecast

Quanto à previsão, uma tempestade que se encontra atualmente na costa da Patagônia gera um swell de relativamente bom tamanho, que chegará ao litoral Sudeste brasileiro a partir da segunda-feira (08/04). Tanto na segunda quanto na terça (08 e 09/04) as ondas devem ficar na casa de 1 metro com 12 segundos de período e entrando de sul. O vento pode atrapalhar um pouco na segunda, mas na terça os modelos indicam vento terral na parte da manhã, o que deve alinhar a formação e garantir boas ondas. A partir de quarta-feira, o swell começa a perder força, mas ainda assim, pode rolar umas valinhas bem divertidas. Vamos ficar no alerta para ver se a direção de prova vai optar pelo dawn patrol ou dar continuidade no campeonato.

A previsão de longo termo indica um novo swell se aproximando no mapa. A partir do domingo (14/05), o mar começa a crescer novamente e para segunda-feira (15/04) os modelos indicam um swell na casa dos 3 metros e 12 segundos chegando próximo à costa carioca. Se essas condições se confirmarem, isso pode gerar ondas perfeitas para praia de saquarema, superando a casa dos 2 metros de face. No entanto, a natureza exata desse swell ainda é difícil de prever pois modelos ainda não entraram em consenso, mas ao que tudo indica, podemos ver condições épicas para as finais da etapa.

Fonte hardcore.com.br