Oi Rio Pro e Governo do Rio de Janeiro doam 90 pranchas

By João Carvalho

Uma ação social com a doação de noventa pranchas de surfe para estudantes da rede pública agitou a arena do Oi Rio Pro na manhã da sexta-feira na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. “A World Surf League fica muito satisfeita e feliz em poder proporcionar essa oportunidade para crianças carentes que certamente não teriam condições de praticar nosso esporte pelo alto custo do equipamento. Esse é o melhor legado que um grande evento como o Oi Rio Pro pode criar para incentivar a descoberta de novos talentos no surfe do Rio de Janeiro”, disse Xandi Fontes, gerente geral da WSL South America e principal organizador da etapa brasileira da World Surf League.

A ação conjunta da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) e da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), em parceria com a Liga Mundial de Surf (WSL), faz parte da preparação para a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour, o Oi Rio Pro, que começa nesta terça-feira nas ondas poderosas de Itaúna, em Saquarema. A nova geração de surfistas fluminenses ganhou um grande incentivo para seguir no esporte. Noventa alunos de sete escolas públicas da rede estadual de ensino de Saquarema foram contemplados com pranchas de surfe, lycras e cordinhas (leash), para poderem pegar ondas.

Publicidade

“É uma alegria imensa incentivar a iniciação esportiva do surfe para os alunos de Saquarema”, falou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha. “A cidade, que já respira a modalidade ao longo do ano, vai receber a etapa do Brasil do Mundial de Surf a partir do dia 9. Esporte e educação caminham juntos e, por isso, esta parceria foi fundamental. Nosso país é uma fábrica de talentos no surf e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude cumpre o papel de potencializar uma nova geração de esportistas”.

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) foi a responsável pelo critério de escolha das escolas, que selecionaram estudantes com bom desempenho, assiduidade e participação em projetos, como a Olimpíada de matemática.

“Parabéns aos alunos contemplados, que mostraram que são dedicados e têm perfil no esporte. O Mundial de Surfe é um evento internacional, que vai projetar ainda mais o nome de Saquarema para o mundo”, afirmou o secretário de Educação, Wagner Victer.

NOVOS SURFISTAS – Com 18 anos e aluna do Colégio Estadual Oscar de Macedo Soares, Kayane Reis foi uma das ganhadoras da prancha. A jovem, que recentemente se profissionalizou no surfe, conta que caiu no mar pela primeira vez aos três anos de idade.

“Meu pai é surfista e foi técnico da Alessandra Vieira (ex-surfista de Saquarema), que já participou do circuito mundial”, contou Kayane Reis. “Eu acabei de me filiar à associação de surf profissional. Por isso, ter uma prancha bacana vai melhorar meu desempenho. No fim deste mês, já tenho uma competição na Bahia e já vou treinar com esta prancha”.

Juliano de Oliveira, do CIEP 258 Astrogildo Pereira, era um dos mais ansiosos. O motivo? A prancha do rapaz quebrou há dois dias e ele não tem condições de comprar uma nova.

“Estava bem triste porque minha prancha rachou. Quando soube que eu ganharia uma nova, fiquei muito contente. Comecei no surfe tem pouco tempo, em novembro do ano passado, mas na terceira tentativa, já ficava em pé. Meus amigos disseram que levo jeito para o surfe, pois eu praticava bodyboard. Agora, acho que vou evoluir bastante”, disse o adolescente, de 17 anos.

 

O World Surf League Championship Tour tem patrocínio global do Jeep e Airbnb e a Oi como patrocinador “naming rights” da etapa brasileira apresentada por Corona. O Boticário e TNT Energy Drink são dois novos patrocinadores do Oi Rio Pro 2017, que será realizado com o importante apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e viabilizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), da Prefeitura Municipal de Saquarema, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). A competição será transmitida ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

A OI E O ESPORTE – A companhia tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades como basquete, surfe e skate. O incentivo da Oi a projetos esportivos é estratégico, pois reconhece a importância do esporte como ferramenta de interação entre as pessoas e as cidades, seja através da sua prática, ou por meio de manifestações culturais como o grafite e a música. A empresa acredita que o esporte e o incentivo à cultura urbana potencializam conexões e amplia repertórios, aproximando pessoas de diferentes tribos, exercendo um importante papel no processo de desenvolvimento individual e social.

Em 2015 e 2016, a Oi patrocinou o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour (CT). Além disso, patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, além do surfista Davizinho, de 11 anos, atual campeão mundial de surfe adaptado. Recentemente, como parte do legado do patrocínio aos Jogos Cariocas de Verão de 2016, a Oi construiu pistas de skate em Manguinhos e São João da Barra e reformou o park de Campo Grande – aproveitando assim o grande potencial do esporte urbano para aproximar culturas e realidades, promovendo encontros e transformando espaços públicos.

Raoni Monteiro também prestigiou a ação social

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL), antes denominada Association of Surfing Professionals (ASP), tem como objetivo celebrar o melhor surf do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, promovendo os eventos que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL já possui uma enorme legião de fãs apaixonados em todo o planeta que acompanha as performances dos melhores surfistas do mundo, como Gabriel Medina, John John Florence, Adriano de Souza, Kelly Slater, Stephanie Gilmore, Greg Long, Makua Rothman, Carissa Moore, entre outros, competindo no mais imprevisível e dinâmico campo de jogo entre todos os esportes no mundo, que é o mar.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

—————————————————————————————

João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Oi Pro Rio

(48) 999-882-986 – jcarvalho@worldsurfleague.com

Fonte do texto:

Release da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje)

Carol Perez – (21) 992-393-210 – imprensa@esportelazerejuventude.rj.gov.br

—————————————————————————————

PRIMEIRA FASE DO OI RIO PRO 2017 EM SAQUAREMA:

1.a: Gabriel Medina (BRA), Frederico Morais (PRT), Ethan Ewing (AUS)

2.a: Adriano de Souza (BRA), Ezekiel Lau (HAV), Nat Young (EUA)

3.a: Owen Wright (AUS), Wiggolly Dantas (BRA), Jadson André (BRA)

4.a: Kolohe Andino (EUA), Jeremy Flores (FRA), Leonardo Fioravanti (ITA)

5.a: Jordy Smith (AFR), Josh Kerr (AUS), Jessé Mendes (BRA)

6.a: John John Florence (HAV), Jack Freestone (AUS), vencedor da triagem

7.a: Filipe Toledo (BRA), Adrian Buchan (AUS), Ian Gouveia (BRA)

8.a: Matt Wilkinson (AUS), Connor O´Leary (AUS), Joan Duru (FRA)

9.a: Joel Parkinson (AUS), Mick Fanning (AUS), Bede Durbidge (AUS)

10: Kelly Slater (EUA), Conner Coffin (EUA), Kanoa Igarashi (EUA)

11: Michel Bourez (TAH), Caio Ibelli (BRA), Stu Kennedy (AUS)

12: Sebastian Zietz (HAV), Julian Wilson (AUS), Miguel Pupo (BRA)

PRIMEIRA FASE DO OI RIO WOMEN´S PRO EM SAQUAREMA:

1.a: Carissa Moore (HAV), Sage Erickson (EUA), Laura Enever (AUS)

2.a: Courtney Conlogue (EUA), Nikki Van Dijk (AUS), Bronte Macaulay (AUS)

3.a: Stephanie Gilmore (AUS), Keely Andrew (AUS), vencedora da triagem

4.a: Tyler Wright (AUS), Coco Ho (HAV), Bianca Buitendag (AFR)

5.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Tatiana Weston-Webb (HAV), Pauline Ado (FRA)

6.a: Johanne Defay (FRA), Lakey Peterson (EUA), Silvana Lima (BRA)