“Occy’s Peak”, a melhor onda artificial do mundo

Uma interpretação artística da piscina de ondas da Surf Lake Australia, atualmente em construção no norte de Queensland. A expectativa é de que o projeto seja concluído até o final de 2017.

A melhor piscina de ondas de todas”

Publicidade

Mark Occhilupo é o garoto propaganda da mais nova promessa no agitado mercado das ondas artificiais.

Esta semana, a Surf Lakes Australia anunciou oficialmente a instalação de sua piscina de ondas em algum lugar no norte de Queensland, na Austrália. A construção já começou e espera-se que termine até o final de 2017. Se isso acontecer dentro do prazo previsto, a Surf Lakes será a primeira piscina de ondas moderna a ser aberta na Austrália, antecipando-se a uma série de outros concorrentes no país, como o Wave Park Group, que pretende abrir, utilizando a tecnologia do Wavegarden, empreendimentos em Sydney, Perth e Melbourne.

E para legitimar seu produto, a Surf Lakes encontrou um advogado em Mark “Occy” Occhilupo. “As outras piscinas de ondas que vimos lá fora são muito boas, mas esta é o próximo nível”, disse Occy ao site foxsports.com.au. “Aquela [filmagem da onda de Slater] foi incrível, e não estou sendo tendencioso, mas acho que isso (o Surf Lakes) vai superar. A onda de Kelly é perfeita, não me entenda mal, e é longa. Mas esta é muito maior e temos variedade.”

A onda (vista aqui num modelo em escala reduzida) é formada por um êmbolo central que irradia colunas de água circulares como um tsunami. Os criadores dizem que a piscina pode produzir até 2.400 ondas por hora, desde tubos enormes até espumas para iniciantes.

Baseado nos desenhos artísticos apresentados, a criação do Surf Lakes parece diferente de qualquer outra coisa no mercado. Não há uma pá central que gere a onda – como na piscina de Slater e nas instalações de Wavegarden em Austin, no Texas, e no País de Gales. E também não é como o mais novo projeto do Wavegarden, o The Cove.

Em vez disso, a Surf Lakes apresenta uma torre central, que atua como um êmbolo e irradia ondas para toda a piscina, “como um tsunami”. Os criadores afirmam que a tecnologia pode produzir mais de 2.400 ondas por hora, com oito picos diferentes quebrando simultaneamente (de tubos de 10 pés a espuminhas para iniciantes). E Occy vai ter sua própria onda, que está sendo criada de acordo com suas recomendações. Vai ser uma esquerda tubular – o que mais? – batizada “Occy’s Peak”, que segundo rumores teria semelhança com Teahupoo.

“A onda de Kelly é perfeita, não me entenda mal, e é longa. Mas esta é muito maior e temos variedade.” – Mark Occhilupo
A Surf Lakes Australia conta com a credibilidade de Mark Occhilupo para validar sua tecnologia. Inclusive está sendo criada uma onda para o lendário ex-campeão mundial – “Occy’s Peak” – que segundo os rumores se assemelharia a Teahupoo. Foto: Tim McKenna