Novos relatos sobre naufrágio de Scooby e “Gordo”

Surfistas comemoram o resgate de todos. Foto: Pedro Scooby
Lanterna salvadora, balde e barco virado: Scooby mostra bastidores de naufrágio
Surfistas brasileiros tiraram água do barco com balde e viram barco com seus pertences afundar durante resgate que durou horas

Pedro Scooby, Felipe Cesarano, “o Gordo”, e outros surfistas brasileiros passaram por um grande susto nesta sexta-feira quando o barco em que estavam naufragou a caminho das ilhas Mentawai, na Indonésia. A embarcação Alyssa não resistiu ao mau tempo, teve o casco danificado e teve de ser abandonada. Passageiros e capitão foram resgatados e passam bem. Mas, entre o início do naufrágio e o resgate total, mais de 12 horas se passaram e os surfistas passaram por momentos de tensão. E Pedro Scooby e Felipe Cesarano mostraram como foram os momentos enquanto não chegavam em terra firme.

Em sua conta em uma rede social, Scooby mostrou como o barco balançava muito e o início da preparação dos coletes para caso acontecesse alguma coisa. Depois, mostrou o trabalho coordenado dos brasileiros para tirar água de dentro do barco com um balde, o que durou sete horas. Quando o resgate chegou, às 15h da Indonésia, as primeiras pessoas começaram a ser resgatadas. Na tentativa de salvar as coisas, amarraram uma corda entre os dois barcos para evitar que se afastassem e tentaram passar as coisas através de um barquinho.

Publicidade

Mas o barquinho também afundou, e a corda ficou presa na hélice de um dos barcos, o que poderia causar o naufrágio do resgate também. Então, uma pessoa desceu e cortou a corda para evitar o acidente. Depois que algumas pessoas foram resgatadas, começou a escurecer e os barcos foram se afastando. Os que ficaram tiveram que ficar em pranchas após o naufrágio do barco. De noite, com a distância entre surfistas e barco, os brasileiros só conseguiram ser salvos porque estavam com lanternas e conseguiram sinalizar onde estavam. Após três horas isolados nas pranchas em alto mar à noite, todos foram resgatados. No fim da noite, todos chegaram em terra firme.

Por globoesporte.globo.com