Nazaré Challenge com início previsto para esta terça-feira (20)

Garrett Mcnamara surfando a maior onda já surfada em Nazaré, Portugal. Foto Divulgação

O tour de ondas grandes da Liga Mundial de Surfe (WSL) acenou com o sinal verde para o Nazaré Challenge, em Portugal, para que comece nesta terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Publicidade

Com uma série de grandes swells em direção à região, todos os olhos estarão sobre os melhores surfistas de ondas grandes do mundo enquanto eles detonam nas ondas da Praia do Norte, um notório pico por suas ondas poderosas e perigosos espumeiros velozes.

“Estamos empolgados em convocar o primeiro Nazaré Challenge”, disse Peter Mel, Comissário da WSL a tour de ondas grandes. “Temos acompanhado de perto o swell de Oeste Noroeste no atlântico norte, e vendo que tudo deve alinhar para um início nesta terça-feira. As ondas são projetadas para terem de 35 a 45 pés (12 a 15 metros) com ventos favoráveis. Estamos todos ansiosos para ver como os melhores surfistas de ondas grandes do mundo empurrarão as fronteiras com a estréia deste evento”.

O tão esperado Nazaré Challenge é um evento totalmente novo na tour de ondas grandes da WSL e será o primeiro evento de remada a ter lugar no local que colocou Portugal no mapa como um celeiro de ondas grandes. O evento será disputado por 24 dos melhores surfistas de ondas grandes, liderados pelo líder da classificação da BWT, Grant Twiggy, Baker (AFS), 2015/16 pelo campeão do BWT Greg Long (EUA), bem como pelos convidados regionais Alex Botelho (PRT) E Andrew Cotton (GBR).

Enquanto a competição está programada para começar no início da manhã de Portugal na terça-feira, 20 de dezembro, os organizadores também mantêm a opção aberta dos dias de competição na quarta-feira, 21 de dezembro e quinta-feira, 22 de dezembro, se as condições climáticas locais o exigirem.

A temporada de 2016/17 BWT é dividida em componentes do hemisfério sul e hemisfério norte em três eventos possíveis dentro de cada hemisfério. A janela do Hemisfério Sul funcionou de 27 de abril a 31 de agosto de 2016 com opções de eventos no México, Chile e Peru. O Desafio Puerto Escondido foi o único evento a correr e viu Baker conquistar a vitória. A janela do Hemisfério Norte vai de 15 de outubro de 2016 a 28 de fevereiro de 2017 com opções de eventos em Portugal, Havaí e México. O Pe’ahi Challenge foi o primeiro evento a ser executado na sexta-feira, 11 de novembro, e viu Billy Kemper (HAW) e Paige Alms (HAW) reivindicação vitória.

A bolsa de prêmio total para o Desafio de Nazaré é de R $ 100.000.

Competidores do Nazaré Challenge:

Greg Long (EUA)

Billy Kemper (HAW)

Nic Lamb (EUA)

Carlos Burle (BRA)

Damien Hobgood (EUA)

Cristian Merello (CHL)

Ramon Navarro (CHL)

Gabriel Villaran (PER)

Grant Baker (CHL)

Trevor Carlson (HAW)

Koa Rothman (HAW)

Jamie Mitchell (AUS)

Aaron Gold (HAW)

Kai Lenny (HAW)

Pedro Calado (BRA)

Will Skudin (EUA)

Kealii Mamala (HAW)

Kohl Christensen (HAW)

Alex Botelho (PRT)

Hugo Vau (PRT)

João de Macedo (PRT)

Antonio Silva (PRT)

Andrew Cotton (GBR)

Tom Butler (GBR)

Por: WSL