Mutirão da ASPI remove uma tonelada de lixo

O mutirão de limpeza aconteceu no sábado (15). Foto Divulgação
Uma tonelada de lixo a menos na praia do Atalaia
Uma tonelada de lixo foi retirada da praia do Atalaia, em Itajaí, durante o projeto Limpando o Mundo (Clean Up the World). O mutirão de limpeza aconteceu no sábado (15) e contou com a participação de mais de 80 voluntários que trabalharam intensamente para recolher o lixo espalhado pela areia e pelo molhe da Atalaia.
O mutirão foi capitaneado pela Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), Famai, Univali, Instituto Somos do Mar, Escola de Surf Amigos da Atalaia e do projeto da Oceano Surfwear – Keep de Ocean Blue. Durante o evento, 130 mudas de árvores nativas foram doadas para a comunidade por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí.
Grandes quantidades de vidros, latas de bebidas, garrafas PET e bitucas de cigarro foram recolhidos durante o evento. Alguns objetos que foram encontrados chamaram a atenção dos voluntários como: chave de moto, cartão de banco, roupa intima feminina e muita bituca de cigarro.
Após a coleta, os participantes realizaram a triagem e separação do micro lixo. O micro lixo portanto, são aqueles “lixinhos” que a maioria das pessoas acha que não vai fazer diferença, como papéis de bala, tampas de garrafas, canudos, palitos de picolé e pirulito, goma de mascar, bitucas de cigarro, embalagens plásticas e de cigarro, anéis de latinha, cacos de vidro, tudo o que se encontra na areia da praia, na rua, nos gramados. Este tipo de lixo vira comida de pássaros e animais marinhos além de entupir bueiros gerando enchentes e outros graves problemas.
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os danos causados pelos resíduos lançados no mar, praias e rios. Apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a ação está ligada aos movimentos “Mares Limpos” e “Lixo Zero” do Município de Itajaí.
A ASPI juntamente com o projeto Keep the Ocean Blue e Famai realizam periodicamente mutirões de limpezas nas praias de Itajaí.
Por Univali

Publicidade