Mundial de Longboard da WSL em Papua Nova Guiné

Tupira, Papua Nova Guiné – foto: WSL/Will Hayden-Smith

Nos últimos cinco anos, os surfistas do Campeonato Mundial de Longboard da Liga Mundial de Surf (WSL) tiveram apenas um evento para decidir quem ganhou o prêmio final do esporte, agora a WSL anunciou um pico em Papua-Nova Guiné como o segundo evento.

Publicidade

A WSL trabalhou com parceiros globalmente para aumentar este Tour para uma série multi-eventos com o primeiro novo evento anunciado como sendo o Kumul World Longboard Championships a ser realizada em Tupira, Papua Nova Guiné, de 18 a 25 de março de 2017.

O Primeiro-Ministro de Papua Nova Guiné (PNG), o sr. Peter O’Neill, disse que está satisfeito que a comunidade global do surf reconheça PNG como um destino para sediar um evento tão prestigiado. “Papua Nova Guiné está ansiosa para receber o Campeonato Mundial Longboard de Surf em Tupira perto de Madang”, disse o primeiro-ministro. “Estou feliz que as pessoas ao redor do mundo estão descobrindo que a Papua Nova Guiné é um ótimo destino de surf, com ondas desafiadoras em águas cristalinas em belas praias. Espero que todos os competidores e espectadores tenham uma estadia agradável no primeiro evento internacional de surf realizado em Papua Nova Guiné.”

Tory Gilkerson, da Califórnia, Campeã Mundial de Longboard, está ansiosa para colocar a sua defesa de título em teste em um local novo e excitante para o Longboard Championship Tour. “Ir a PNG para um evento do WLC é um privilégio e uma experiência nova realmente excitante para todos nós”, disse Gilkerson. “Este ano será o início esperançoso para vários eventos no WLC e começar com um novo local é tão emocionante. PNG parece incrível, com água azul cristalina, ondas épicas, e comunidades locais que podemos ajudar. PNG será uma boa mudança de condições de surf e emocionante nova experiência, eu não posso esperar! ”

A WSL está em parceria com a Associação de Surf Papua Nova Guiné (SAPNG) para sediar o primeiro evento de surf internacional do país. SAPNG não é apenas o órgão governante local do surf na PNG, mas eles estão usando o surf como um veículo para promover a mudança social através de uma série de iniciados de classe mundial. A revolução do nariz rosa – para promover a igualdade entre homens e mulheres, com a SAPNG doando pranchas de surf para as comunidades em todo PNG. Metade das pranchas tem o nariz pintado de rosa que representa que elas são apenas para as meninas, ajudando a ensinar desde uma idade jovem para tratar as mulheres igualmente.

“Após 30 anos desde o estabelecimento da Associação de Surf Papua Nova Guiné (SAPNG), a realização do Campeonato Mundial de Longboard KUMUL PNG 2017 marca um marco significativo na evolução da Papua Nova Guiné desde a independência de seus governantes coloniais, há 41 anos atrás “, disse o presidente e co fundador da Associação de Surf Papua Nova Guiné, Andrew Abel. “Como autoridade governante de tudo que surfa na Papua Nova Guiné e uma nação emergente no cenário internacional de surf, a SAPNG orgulha-se de poder organizar este evento com o apoio total do seu Governo Nacional através do Kumul Consolidated Holdings Group em parceria com a Liga Mundial de Surf”.

A WSL está entusiasmada para entrar em uma nova região do mundo onde o surf é uma grande parte da vida e ser capaz de proporcionar mais oportunidades para os melhores longboarders do mundo para competir pelo título mundial.

“A World Surf League gostaria de agradecer ao SAPNG, Kumul e ao povo da PNG por apoiar este evento e as importantes mensagens que iremos promover”, disse Will Hayden-Smith, gerente regional da WSL Austrália / Oceania. “Papua Nova Guiné é um belo país com pessoas bonitas e um monte de picos de surf de classe mundial. Estamos animados para ver os melhores longboarders do mundo virem aqui em março e transmitir ao mundo o que PNG tem para oferecer.

Este evento está sendo apoiado pelo Governo de Papua Nova Guiné e Kumul Consolidated Holdings que estão desenvolvendo oportunidades de turismo em PNG através desta parceria com SAPNG e vai ajudar a fornecer o evento com tudo o que é necessário para colocar em uma transmissão global para mostrar as ondas em PNG tem para oferecer.

Por WSL