Mudança no Dia Estadual do Surf e dos Surfistas em SC

Ricardinho em 2012 quando foi o primeiro brasileiro a ganhar um evento em Teahupoo. Foto: Robertson/WSL.

Foi aprovada a mudança de data do Dia Estadual do Surf e dos Surfistas, que agora passa a ser comemorada no dia 23 de maio. 

Publicidade

A mudança dessa data no calendário oficial de Santa Catarina, visa homenagear o surfista catarinense Ricardo dos Santos, vítima de homicídio em janeiro de 2015.

Ricardinho foi um surfista especialista em ondas grandes e tubulares, reconhecido internacionalmente com diversos títulos.

Nascido na praia da Guarda do Embaú, no município de Palhoça, começou a disputar campeonatos aos 12 anos.

Ricardinho, um dos grandes ídolos do surf brasileiro. Foto: Kirstin/WSL.

Em 2011 e 2012, ele foi o primeiro brasileiro a ganhar evento na temida onda de Teahupoo, no Tahiti, conhecida por ser a onda mais perigosa do planeta, se tornando o primeiro bicampeão do torneio.

Comemorando a vitória no Von Zippers Trials em 2012. Foto: WSL.

Comemorando a vitória no Von Zippers Trials em 2012. Foto: WSL.

A mudança da data foi aprovada em sessão ordinária da Assembleia Legislativa Projeto de Lei, de autoria do deputado João Amin (PP), que altera a Lei nº 16.719/15, que “Consolida as Leis que dispõem sobre a instituição de datas festivas alusivas no âmbito do Estado de Santa Catarina”.

Segundo o deputado João Amin, o surf hoje é um esporte amplamente praticado no Brasil e seus atletas servem de exemplo e inspiração para muitos jovens, porém os praticantes deste esporte já sofreram e ainda sofrem certa discriminação.

“É justo que essa data que marcou para sempre os adeptos do surf seja celebrada no estado de Santa Catarina, para que não só o catarinense Ricardinho seja sempre lembrado e homenageado como também todos os surfistas tenham sua dedicação ao esporte reconhecida”, diz João Amin.

Fonte surfar.com.br