Medina intensifica treinos

Medina e Charles durante a competição na Gold Coast. Foto: Sherman/WSL.

Em busca do bicampeonato mundial, Gabriel Medina vem mais determinado, focado e comprometido para a nova temporada, sobretudo a abertura do Tour na Austrália.

Publicidade

E para alcançar seu objetivo, ele começou sua pré-temporada “em casa”, na estrutura do recém-inaugurado Instituto Gabriel Medina, na Praia de Maresias, em São Sebastião, sob a orientação do treinador Allan Menache, responsável por sua preparação desde 2011.

A parte física foi intensa e agora Medina segue para o treino técnico junto com o seu pai e técnico, Charles Saldanha. Tanto Allan quanto Charles comemoraram o tempo maior para preparação. “Foi uma oportunidade que o calendário nos deu. E o atleta é isso. Tem de aproveitar a oportunidade para poder fazer o melhor. Tivemos mais tempo. O Gabriel sempre começa a engrenar mais tarde, mas dessa vez vai chegar engrenado”, conta Charles, que acrescenta: “O primeiro objetivo é chegar mais forte na Austrália para poder ter resultados mais cedo. O que é muito importante e isso não depende do treinador e sim do atleta, é que o Gabriel está mais focado, mais determinado, com mais vontade. Está parecendo muito 2014, quando veio com tudo”, afirma o treinador.

Allan Menache também elogia a atitude positiva de Gabriel e ressalta o maior tempo para a preparação, permitindo dividir melhor as fases de treinos “Este ano, a grande diferença que notei é com a mudança do aspecto psicológico e do comprometimento à preparação. Ele está mais empenhado, realmente percebendo o quão importante é treinar corretamente. Isso tem sido muito bom para todos. Primeiro trabalhamos os aspectos relativos às condições neuromuscular, aumento de força, adequação da massa muscular e da massa gorda. O trabalho inicial, além da força, focou muito no trabalho de mobilidade e estabilidade. Então, por ter mais tempo, tivemos mais possibilidade de evoluir dentro de cada fase. Isso permitiu experimentar algumas coisas novas”,  fala Alan.

O atleta sob a orientação de Allan Menache. Foto: Fabio Maradei.

O preparado físico ainda complementa sobre os treinos de mais intensidade: “Introduzimos saltos, arremessos, puxadas e empurradas de ação rápida. Estamos trazendo bastante especificidade, não só nos movimentos que são executados e semelhantes ao surf, mas a similaridade da produção de força e dos aspectos metabólicos. Tem sido muito produtivo.”

Gabriel Medina reforça a determinação e animação com a preparação para a perna australiana. “Estou bem. Tem sido puxado. O começo é sempre difícil, mas depois acostuma e dá vontade de treinar. Me estimula. O objetivo é chegar 100% na Austrália. Agora vou fazer uma viagem, pegar direitas e testar minhas pranchas para chegar preparado mesmo”, fala.

O Samsung Galaxy Championship Tour terá as três primeiras etapas na Austrália, com abertura entre 14 a 25 de março na Gold Coast. Depois segue para Margaret River de 29 de março a 09 de abril, com terceira e última etapa da perna australiana de 12 a 24 de abril em Bells Beach.

Por Fabio Maradei.