Medina: focado e em melhor forma para etapa da França

Gabriel Medina com o preparador físico Allan Menache. Foto: Arquivo pessoal/ Allan Menache
Preparador físico vê Medina focado e em melhor forma para etapa da França: “Especial”
Allan Menache é o responsável por comandar os treinos do vice-líder do ranking e explica estratégia para etapa de Hossegor

Campeão das duas últimas etapas do Circuito Mundial, o surfista Gabriel Medina tentará manter sua perseguição ao líder do ranking Filipe Toledo durante a etapa da França, que tem início previsto para a madrugada desta quarta-feira, 3 (no horário de Brasília). Para uma etapa onde as ondas são conhecidas por permitirem desde manobras de força até tubos e aéreos, Medina fez um trabalho diferenciado para buscar a terceira vitória seguida no circuito.

Segundo o preparador físico Allan Menache, que cuida da forma física do campeão mundial de 2014, Medina está em melhor forma do que no ano passado. Isso, principalmente, pelo foco que tem demonstrado nas atividades.

Publicidade

Gabriel Medina com o preparador físico Allan Menache — Foto: Arquivo pessoal/Allan Menache

-Ano passado, tivemos o percalço da lesão no joelho logo na primeira etapa. A conduta e a decisão de continuar competindo, pode ter sido prejudicial, porque ele seguiu com dor nas outras etapas. Ele competiu bem, chegou no final disputando título. Este ano, ele está muito confiante. Está especial. Está muito bem fisicamente – disse Allan Menache, que também é coordenador técnico da preparação física do Instituto Gabriel Medina.

Para a etapa da França, conhecida por permitir vários tipos de manobra, alguns pontos foram priorizados, como a remada, já que o jet ski é pouco utilizado para buscar os atletas. O surfista também passou por treinamentos específicos para desenvolver sua agilidade, já que em alguns casos, Medina precisará estar preparado para um tubo, em outros para uma rasgada ou até mesmo um aéreo.

– A etapa da França tem peculiaridades. Vamos direcionando aos treinos para que ele tenha o melhor desempenho. É Uma onda pesada, em beach break. Depende muito da condição do mar. O treino de resistência é muito importante, porque o jet ski só entra na água se o mar estiver muito grande. É uma etapa basicamente de remada, além de destreza para que ele possa variar de acordo com a manobra necessária – afirmou.

Medina já foi à final da etapa da França por cinco vezes no circuito profissional, sendo que faturou três vezes o título, incluindo 2017. Além da preparação física, Allan Menache explica que a onda de Hossegor é muito semelhante à de Maresias, em São Sebastião, terra natal de Medina.

– A onda da França é bem parecida com a onda de Maresias. É uma onda de beach break, uma onda pesada, que lembra muito Maresias. Isso dá uma vantagem pra ele – disse.

A etapa da França é a primeira de duas que compõe a perna europeia. Após Hossegor, Medina parte direto para Portugal, na etapa de Peniche. Nesses caso, Allan Menache orienta à distância o desempenho físico de Medina, e fica ao cargo do técnico Charles Saldanha, pai do surfista, supervisionar as atividades.

Por globoesporte.globo.com