Mavericks volta a figurar no calendário do Big Wave Tour até 2021

Crowd em Mavericks, na Califórnia. Foto: Hammonds.

Etapa de Mavericks,no norte da Califórnia, confirmada no calendário ao WSL Big Wave Tour até 2021.

Agora é oficial! A World Surf League finalmente incluiu a etapa de Mavericks que acontece no norte da Califórnia ao WSL Big Wave Tour até 2021. “Estamos muito satisfeitos com esta oportunidade de trabalhar com a grande comunidade de ondas para levar o evento Mavericks à vida no cenário internacional”, disse Sophie Goldschmidt, CEO da WSL.

Sophie ainda completa: “A Liga sempre manteve um grande respeito pelos dois locais e sua comunidade como um dos pilares das ondas grandes. AWSL pretende continuar a executar o evento Mavericks e comemorar as histórias de quem administra e surfa através do Big Wave Tour. Este é um momento enorme tanto para a organização quanto para o esporte do surf.”

Publicidade

Os eventos de surf têm acontecido em Mavericks desde 1999, com o Titan of Mavericks passando a ser disputado em 2014. A última edição do evento foi em 2016, com vitória de Nic Lamb. Para o fundador da competição, Griffin Guess, a prova vai além de um simples campeonato. “Minha principal visão na fundação de Titans of Mavericks foi permitir que esses atletas especiais tenham a oportunidade de ter uma carreira bem sucedida.O evento e a marca que criei geraram uma audiência global para o evento ao contrário de qualquer coisa antes e aguardo com expectativa”, falou Griffin.

Drop em Mavericks. Foto: Divulgação.

O  Big Wave Tour começou em 2009 e passou a ser promovido pela WSL em 2014, passando por lugares como Nazaré, em Portugal, e Pe’ahi, na ilha de Maui, Hawaii. Monitorando sistemas de inundação e padrões climáticos ao longo da temporada, o Big Wave Tour só executa eventos quando o surf atinge a marca de 30 pés pra cima, mobilizando todos os atletas com 72 horas de antecedência.

“Todo surfista de ondas grandes e fã do esporte no planeta sabe que Mavericks tem um lugar especial nessa comunidade. É um dos melhores lugares de ondas grandes no mundo e a chance de colocar isso ao lado de Puerto Escondido, Nazaré e Pe’ahi é incrível para o Big Wave Tour”, explicou Mike Parsons, comissário do Big Wave Tour.

Matt Bromley nas morras de Mavericks, na Califórnia. Foto: Divulgação.

MULHERES EM MAVERICKS

As melhores surfistas femininas do mundo também terão a oportunidade de competir nesta temporada em Mavericks. Uma dimensão relativamente nova para a competição de grandes ondas. A havaiana Paige Alms levou para casa o título feminino inaugural na temporada passada, após sua impressionante vitória no Pe’ahi Challenge.

A havaiana Paige Alms conquistou a vitória no no Pe’ahi Challenge ano passado.

O circuito da temporada 2017/2018 está em andamento e teve apenas uma prova até o momento, vencida pelo havaiano Kai Lenny em Puerto Escondido, México. Depois de um debate entre os comissários da WSL, os atletas do Big Wave Tour e a equipe de gerenciamento do Circuito, a Liga decidiu incluir Mavericks no atual circuito.