Mason Ho é bicampeão do HIC Pro Sunset Beach 2016

O local do North Shore, Mason Ho, adiciona mais um título em seu currículo, sendo bicampeão do lendário evento qualificatório para a Tríplice Coroa Havaiana, o HIC Pro Sunset Beach 2016.

Na final, Mason fez um 3.93 e pegou um bom tubo, que valeu 9 pontos e sua virada para ser líder da bateria a poucos minutos para o fim da bateria, batendo o australiano Jack Robinson e seus conterrâneos Makuakai Rothman e Finn McGill.

161106105808000000
Mason Ho, HIC Pro Sunset Beach 2016. Foto Divulgação
Publicidade

Com 28 anos de idade, Mason vem de uma linhagem de atletas locais de Sunset, incluindo seu pai Michael Ho, que ganhou o HIC Pro por quatro vezes (’88, ’90, ’91 e ’96). Foi essa percepção chave que permitiu que Mason surfasse solto nas boas ondas de até 12 pés que rolaram neste evento em Sunset Beach.

“Eu pensei o quão legal seria fazer uma final pilhado, porque quanto mais pilhado melhores eles são”, disse Ho. “Todo mundo é o mesmo lá fora em Sunset, todos os campeões na lista, todos eles têm essa bagagem, mas quando você sai para Sunset, é como vecê tivesse que deixar um monte do coisas de lado… Lá fora, eu imediatamente me senti vulnerável. Assim que cheguei lá fora,  senti que eu poderia perder”.

Mason demonstrou um conjunto afiado de habilidades, ele encontrou um tubão e ainda mandou uma boa rasgada para cravar 9 pontos com menos de cinco minutos restantes no relógio.

“Esse nove foi muito divertido, porque eu tenho tentado pegar uma onda dessas nas últimas semanas, eu consegui pegar logo na final, estou tão feliz, ela veio no momento perfeito.” disse Ho.

Eli Olson (HAW) também foi coroado, ele levou para casa o troféu de Campeão Regional Hawaii/Tahiti e um prêmio de $ 5.000. Olson ganhou um slot para os principais eventos QS da WSL em 2017.

“Estou muito animado”, disse Olson. “Este foi realmente um bom impulso mental, ficar com um seed melhor no Triple Crown e eu estou realmente ansioso por isso. Eu me sinto bem fisicamente e mentalmente, minhas pranchas estão funcionando e eu estou pronto.”

161106105212000000
Jack Robinson, HIC Pro Sunset Beach 2016. Foto Divulgação

O jovem de 16 anos, Finn McGill estava na fila para tomar o título de Campeão Regional de Olson, ele deveria ter ficado em terceiro ou melhor na competição, mas ele foi incapaz de encontrar uma pontuação de backup depois de garantir um 7,50 em sua onda de abertura.

“Esse foi um dos dias mais longos da minha vida, porque Finn estava surfando tão bem o tempo todo”, continuou Olson. “Ele era o único que poderia tomar este primeiro lugar e tudo terminou bem no final”.

Jack Robinson, da Austrália, ficou em 2º lugar no Vans HIC Pro Sunset Beach. Robinson abriu a bateria com uma bela onda que os juízes anotaram um 6,17. Sua segunda onda, um 4,17 colocou-o na liderança, mas foi uma batalha entre os surfistas do Havaí e ele, único australiano. Este é o segundo ano consecutivo em que Jack subiu ao pódio no HIC Pro, e agora ele se move para a primeira etapa do Vans Triple Crown, o Hawaiian Pro.

O’Neill Massin, melhor taitiano no HIC Pro, fez um belo caminho até as semi, onde ele surfou contra Robinson, Mason e Koa Smith. Massin esteve em grande forma ao longo de todo o evento, mas foi incapaz de encontrar ondas boas e pontuações capazes para passar à grande final. Com o resultado, Massin irá competir no Vans Triple Crown pela primeira vez este ano.

RESULTADOS

Final

1º Mason Ho, 14.37

2º Jack Robinson (AUS), 10.67

3º Makuakai Rothman, 8.53

4º Finn McGill, 8.50

Semifinal

SF1: Jack Robinson (AUS), Mason Ho, Koa Smith, O’Neill Massin (PYF)

SF2: Makuakai Rothman, Finn McGill, Benji Brand, Nathan Hedge (AUS)

Quartas

QF1: Jack Robinson (AUS), O’Neill Massin (PYF), Leonardo Fioravanti (ITA), Brian Toth (PRI)

QF2: Koa Smith, Mason Ho, Tanner Hendrickson, Ian Walsh

QF3: Benji Brand, Makuakai Rothman, Ethan Ewing (AUS), Wade Carmichael (AUS)

QF4: Finn McGill, Nathan Hedge (AUS), Kaito Kino, Joel Centeio