Maratona Internacional acontece neste domingo

Largadas têm início às 6h, em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. 10.000 atletas estão confirmados no evento – Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action

Maratona Internacional de Floripa Cosan acontece neste domingo

Neste domingo (25), Florianópolis será o centro das atenções do atletismo nacional. Mais de 10.000 corredores, de todos os estados do Brasil e de outros 13 países, participam da Maratona Internacional de Floripa Cosan, que chega a sua terceira edição em 2019. O sucesso do evento ficou claro nas duas primeiras edições e neste ano a prova atingiu o recorde de inscritos com mais de um mês de antecedência. O clima propício, altimetria plana, além das belezas naturais e do potencial turístico tornam Florianópolis uma localização bastante desejada por corredores do mundo inteiro.

Publicidade

Eleita a prova mais rápida do país em 2018, a Maratona Internacional de Floripa Cosan já é considerada uma das principais provas do Brasil atraindo milhares de corredores em busca de marcas pessoais, que podem valer índices para maratonas no exterior, como Boston. “Sempre soubemos do potencial que a Maratona Internacional de Floripa Cosan tinha, mas não imaginávamos que este ano a proporção seria tão grande. As inscrições se esgotaram com mais de 40 dias de antecedência o que prova que a cidade tem um excelente apelo. Vamos receber todos os atletas e acompanhantes de braços abertos e fazer uma linda festa no domingo”, declara Anderson Tonon, Diretor Técnico da prova.

Entre os mais de 10.000 atletas destaque para os atuais bicampeões e recordistas da prova: Ana Claudia Rodrigues e Alessandro dos Santos. Nascida em Florianópolis, a atleta da casa quebrou o recorde da prova em 2018, com 2:50:51 e este ano está confirmada em busca do tricampeonato. O mesmo vale para o curitibano, que no ano passado estabeleceu 2:24:34 para garantir o bicampeonato.

Programação:
A primeira largada da Maratona Internacional de Floripa Cosan está programada para às 6h, com a Elite Feminino, Cadeirantes e PNE. Depois, às 6h10, largam Elite Masculino e Faixas Etárias dos 42 km. Já às 6h40 largam os atletas de 21 km, 10 km e 5km. Quanto aos fechamentos das vias, os bloqueios terão início a partir das 04h00 do domingo sendo que as principais mudanças serão:

Avenida Beira-Mar Norte (sentido Centro-Bairro) – das 04h00 às  11h50
Avenida Beira-Mar Norte (sentido Bairro-Centro) – das 04h00 às 11h e a partir das 11h, liberação parcial (o trânsito será compartilhado com duas faixas para veículos e uma para atletas)
Ponte Colombo Salles – Faixa da direita bloqueada das 04h00 às 08h15
Ponte Pedro Ivo – Faixa da esquerda bloqueada das 04h00 às 08h15
Avenida Beira-Mar Continental – das 04h00 às 7h45
Via Expressa Sul – 04h00 às 11h

Entrega de kits:
A entrega de Kits da Maratona Internacional de Floripa Cosan teve início nesta quinta-feira (22) com presença de quase dois mil atletas. As retiradas seguem nesta sexta-feira e sábado, na Decathlon Florianópolis. A organização informa que o sábado é o dia de maior volume e pede aos atletas que já estejam na cidade que não deixem para o último dia.

Cronograma – Maratona Internacional de Floripa Cosan 2019:
Dia 25/08 – Domingo
06h00 – Largada da MARATONA – Elite Feminino, Cadeirantes e PNE
06h10 – Largada da MARATONA – Elite Masculino, seguido de Faixas Etárias Fem e Masc.
06h40 – Largada da MEIA MARATONA
06h40 – Largada da CORRIDA 10K e RÚSTICA 5K
08h30 – Início da Cerimônia de Premiação (CORRIDA 10K e RÚSTICA 5K)
09h00 – Início da Cerimônia de Premiação (MARATONA – Geral, MEIA MARATONA– Geral)
10h00 – Início da Cerimônia de Premiação (MEIA MARATONA– Faixa etária)
11h30 – Início da Cerimônia de Premiação (MARATONA – Faixa etária)
12h10 – Horário limite para a conclusão da MARATONA

A Maratona Internacional de Floripa conta com o patrocínio principal da Cosan e co-patrocínio da Decathlon. O evento tem o apoio da Água Mineral Imperatriz, Banana Brasil, BodyAction, Dimas, Mormaii, Salomon, Três Corações e Unika Cervejaria e apoio institucional do Comitê Paralímpico Brasileiro, DEINFRA, Prefeitura de Florianópolis e Governo de Santa Catarina. A Açoriana Turismo é a agência oficial e a Rede InfoTV é a parceira de mídia do evento. A prova é chancelada e homologada pela Federação Catarinense de Atletismo e pela Confederação Brasileiro de Atletismo. A organização e realização é do Grupo STC.

Sobre a Cosan
Um dos maiores grupos empresariais do Brasil, a Cosan atua há mais de 80 anos contribuindo para o desenvolvimento do País, com investimentos em setores estratégicos como agronegócio, distribuição de combustíveis e de gás natural, lubrificantes e logística. Ao longo de desse período, a Cosan diversificou sua atuação e atualmente seu portfólio reúne grandes empresas líderes em seus respectivos setores:  Raízen, a maior distribuidora privada de combustíveis do Brasil, e líder mundial em açúcar e etanol; Comgás; maior distribuidora de gás natural do Brasil; Moove, líder na fabricação de lubrificantes premium; e a Rumo, maior operador logístico com base ferroviária independente da América Latina.

Com foco em inovação, competitividade, eficiência e respeito ao meio ambiente, a Cosan investe em setores fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Sua atuação, conduzida por um time altamente qualificado e comprometido, vem ajudando o país a construir as bases de um crescimento duradouro e sustentável.

Sobre a Maratona Internacional de Floripa Cosan
Lançada em 2017, a Maratona Internacional de Floripa COSAN é organizada pelo Grupo STC e considerada a maior corrida de rua de Santa Catarina. Logo em seu primeiro ano o evento recebeu seis mil corredores na capital catarinense e no ano seguinte outros oito mil atletas. Considerada a Maratona mais rápida do Brasil pelo anuário dos maratonistas e pelo ranking de maratonistas da revista Contra Relógio, a prova de Floripa conta com um percurso belíssimo e praticamente plano, o que atrai corredores de diversos países.

Informações para imprensa:
Danilo Caboclo – danilo@gruposix.com.br – 48 9.9177-8099