Lançamento: “A Pedra e o Farol” estreia com casa cheia em Laguna

MUITO MAIS QUE UM DOCUMENTÁRIO DE SURF.  
VÍDEO: LUCIANO BURIN FALA SOBRE A ESTRÉIA: “AGORA É FLORIPA!”

A estréia do documentário “A Pedra e o Farol” no recém inaugurado e restaurado Cine Teatro Mussi, em Laguna (SC), na noite da última quinta feira (11) contou com casa cheia, e a certeza que não apenas um filme de surf estava sendo apresentado, mas uma obra cinematográfica que nos faz repensar e refletir sobre o atual momento em que estamos vivendo e criando.

Luciano Burin, diretor e roteirista, junto com toda a equipe de produção, trouxeram a tona temas diversos sobre a forte ligação que existe entre o Farol de Santa Marta, em Laguna, e a Laje do Campo Bom, ou Laje da Jagua, em Jaguaruna. Mas não somente isso.
Thiago Jacaré na Laje da Jagua, foto Lucas Barnis (1)
Thiago Jacaré na Laje da Jagua, Foto: Lucas Barnis
As antigas histórias, os relatos incomuns, o material fotográfico ainda existente sobre os inúmeros naufrágios, e o descobrimento de uma das maiores e mais perigosas ondas do Brasil, a Laje da Jagua, bem como as imensas ondas da praia do Cardoso, quase passam batido tamanha a rica atualidade nos temas que Burin abordou em quase todo o documentário.
E nas quase duas horas de filme, Burin e todos os protagonistas envolvidos lançam diversos questionamentos, os quais todos são gradualmente esclarecidos por cada um que participou não só das gravações, mas da imemorável história que une “A Pedra e o Farol”.
“A Pedra e o Farol” é um documentário da Scult Filmes e foi realizado com o apoio da empresa GAM através da Lei Federal de Incentivo a Cultura. E além dos alunos da rede de ensino na região de Laguna, as próximas exibições já estão confirmadas em Florianópolis, dias 19 e 21 de agosto, no cinema do CIC.
** Ficha Técnica de A Pedra e o Farol:
* Direção e Roteiro: Luciano Burin
* Montagem e Edição: Luciano Burin e Marcos BG
* Cinegrafistas: Antonio Zanella, David Mendonça, Guilherme Reynaldo, Luciano Burin, Marcos BG, Marcos Vinicius D’Elboux, Pietro Franca, Rafael Ribeiro.
* Desenho de Som: Leonardo Costa Gomes, Luciano Burin e Marcos BG
* Edição e Mixagem de Som: Leonardo Gomes
* Som Direto: Luciano Burin
* Trilha sonora original: Guilherme Vieira da Silva, Lucas Garcindo, Luciano Burin, Manuel Cabral
* Tratamento de Imagens e Color: Marcos BG Assistente de
* Direção: Marcos BG
* Assistentes de Produção: Guilherme Reynaldo, Marcos BG, Luis Henrique Tavares
* Consultoria Administrativa / Minc: Marcos Braga – Art Prime
* Produção Executiva: Luciano Burin e Tiago Naccari
Publicidade