Laird Hamilton faz declaração polêmica sobre menstruação e tubarões

A menstruação atrai tubarões?

Respondendo à hipótese ridicularizada de Laird Hamilton

O maior motivo, o mais comum, para ser mordido é uma mulher menstruada”, afirmou Laird. “As pessoas nem pensam nisso. Obviamente, se uma mulher estiver menstruada, tem uma certa quantidade de sangue na água”. Vídeo: TMZ

Publicidade

“O maior motivo, o mais comum, para ser mordido é uma mulher menstruada”, respondeu Laird, depois de comparar a probabilidade de ser atacado por um tubarão com as chances de ser morto por uma máquina de vendas automática.

Dai em diante, as coisas tomaram a forma de um turbilhão descontrolado. Muitas publicações de notícias divulgaram a entrevista ao site TMZ acompanhada de comentários de especialistas em tubarões. Resumindo o que todos tinham em comum: não é verdade que a menstruação atrai tubarões.

Ainda que os tubarões tenham um olfato extremamente sensível, uma mulher menstruada não está no radar deles mais do que, digamos, um homem. Na realidade, uma vez que machos tendem a exalar cheiros mais fortes provenientes da oleosidade e suor, isso muitas vezes pode ser ainda mais atraente para um tubarão.

Apenas para ter certeza, o Surfline contatou Chris Lowe do CSULB Shark Lab (laboratório especializado em tubarões da Universidade Estadual da Califórnia em Long Beach) para escutar mais um parecer: “Não há nenhuma evidência científica de que as mulheres menstruadas são mais propensas a serem mordidas”, disse Lowe. “Não há sangue suficiente, crianças com joelhos arranhados provavelmente sangram mais”.

Claro, os tubarões são agudamente atraídos pelo cheiro de sangue, razão pela qual os tubarões aparecem quando os pescadores limpam os peixes e jogam os restos na água. Mas isso é diferente de uma mulher menstruada. Desculpe Laird, mas você pagou um mico feio.

Fonte surfline.com