John Severson falece no Havaí

Conhecido principalmente por ser o fundador da Surfer Magazine, John Severson falece aos 83 anos de idade em Maui, no Havaí

Fundador da Surfer Magazine, John Severson faleceu na última sexta-feira (26/05), aos 83 anos, na sua casa em Maui, no Havaí. De acordo com seus familiares, ele teve uma passagem tranquila, enquanto dormia.

Publicidade

Antes de ser conhecido mundialmente como publisher, John deixou sua marca em diversos filmes de surfe que marcaram época, desempenhando um papel importante no desenvolvimento dos roteiros deste gênero, incluindo humor e drama em suas produções, além da ação.

1200x675

John Severson. Foto: Reprodução Surfer Magazine.

Nascido e crescido em Pasadena e San Clemente, Califónia (EUA), Severson também foi conhecido por sua criatividade e linguagem artística na cena californiana a partir da década de 50, atuando como fotógrafo, filmmaker, editor, pintor, desenhista e designer no decorrer de sua trajetória.

Seu primeiro filme de surfe foi produzido no Havaí enquanto servia ao serviço militar americano, em 1957. Desde então, ele nunca mais deixou de criar e inovar. Dirigiu e produziu “Surf Fever”, em 1960, no mesmo ano em que publicou o primeiro anuário de fotos de surfe, batizado “The Surfer”, que se tornaria a maior revista de surfe do mundo.

1920x876

Em 1999, Sam George, o então editor da Surfer Magazine, escreveu que antes de John Severson e suas criações, não existiam revistas de surfe, indústria de surfwear, surfe profissional e a tão difundida cultura surfe conhecida hoje em dia.

Depois de dez anos à frente da Surfer, Severson vendeu a revista em 1972 e mudou-se com a mulher e duas filhas para na ilha de Maui, no Havaí, em uma casa de frente para a praia.

640x480

John Severson. Foto: (c) John Severson via Puka Puka.

No vídeo abaixo John Severson recebe o Lifetime Achievement Award do Surfer Poll, em 2011:

Fonte waves.com.br