IGM usa o Tag Team nos treinos em Maresias SP

Fernando John John. Foto Aleko Stergiou

Atletas do Instituto Gabriel Medina treinam no formato Tag Team e se divertem nas ondas da Praia de Maresias

Publicidade

Um treino dinâmico, que envolve velocidade, estratégia e, sobretudo, trabalho em equipe. Nesta quarta-feira (29), os atletas do Instituto Gabriel Medina (IGM) treinaram no formato “Tag Team”, uma disputa muito semelhante ao revezamento de natação ou de atletismo. Divididos em grupos, os surfistas entram no mar individualmente e podem pegar duas ondas, sendo que um deles é o ‘coringa’ dobrando a nota.

Além de terem de escolher boas ondas, é preciso rapidez, para o time terminar primeiro. O treino realizado em frente ao projeto, na Praia de Maresias, em São Sebastião, uniu o desenvolvimento de técnicas e táticas com a diversão. “Tivemos entretenimento, mas sem abrir mão da competição. Também complementamos com baterias e vídeo análise das ondas, porque ainda temos um compromisso em casa, com a final do Sebastianense”, falou o coordenador técnico do IGM, Alex Leco.

No IGM, os atletas surfam diariamente, sendo que às quartas-feiras o foco é total para o mar. Nos outros dias de semana, a preparação é complementada com treinos de core, natação, aulas de tecnologia e inglês, muito úteis para quem está almejando seguir a carreira no esporte. No surf em si, existem aulas específicas, como o uso de prioridade e até julgamento. Outra atividade importante é a apneia, feita pela Apneia Surf Brasil, especializada nessa técnica.

A garotada curtiu o treino especial de Tag Team, sabendo que também era uma diversão, mas sem deixar de lado o fator competitivo. “Foi bem legal. Tem altas valinhas, o dia está bonito e deu para treinar bastante”, disse Léo Barcelos. “Fizemos um treino diferenciado e depois umas baterias. Pegou fogo, altas ondas, solzão”, emendou Pedro Dib. “Foi um treinamento diferente e foi muito legal. O mar estava muito bom e arrepiamos”, falou Sophia Medina. “Hoje trabalhamos em grupo, tem de aprender esse lado também. É muito legal”, complementou Caio Costa.

O IGM foi inaugurado no dia 31 de janeiro deste ano e logo no dia seguinte, os atletas convidados já estavam na sede do projeto, iniciando os treinos. O Instituto é o sonho realizado do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, que oferece para jovens talentos do surf, dos dez aos 16 anos, a mesma estrutura de preparação física e técnica de Gabriel Medina, acrescentada de aulas de inglês, em parceria com a Wizard, e tecnologia, com a Microsoft, além de atendimento médico, fisioterápico e odontológico. Os atletas treinam no contraturno da escola, também ganham uniformes, alimentação e apoio nos campeonatos.

Fotos Aleko Stergiou

Por Fábio Maradei FMA Notícias

Galeria de Imagens