Havaiano e alemão podem bater recorde de Koxa

Foto Pedro Miranda / WSL

Havaiano e alemão podem bater recorde de brasileiro no prêmio de Maior Onda do Ano da XXL

Concorrentes ao prêmio XXL na categoria “Big Wave”, Lenny e Steudtner fazem medição antes do anúncio oficial; brasileiro Carlos Burle também disputa; todos tentam superar marca de Rodrigo Koxa

O alemão Sebastian Steudtner e o havaiano Kai Lenny são os grandes favoritos a faturar na próxima quinta-feira o prêmio de Maior Onda do XXL, o “Oscar” das ondas gigantes. A três dias da cerimônia de gala, que acontecerá em Redondo Beach, na Califórnia, EUA, os surfistas divulgaram uma medição prévia, não-oficial, dos “paredões” que cada um surfou. Os números são impressionantes e ultrapassam a marca de 80 pés (24 metros) do recordista mundial, o brasileiro Rodrigo Koxa.

Recorde é do brasileiro Rodrigo Koxa — Foto: Raphael Alvim / Divulgação FMA
Recorde é do brasileiro Rodrigo Koxa — Foto: Raphael Alvim / Divulgação FMA

Sebastian postou em suas redes sociais que um professor do German Institute aplicou os métodos oficiais da WSL, a Liga Mundial de Surfe, para medir a onda que ele surfou, em Nazaré, Portugal, no início do ano. O resultado foi a incrível marca de 95 pés (28,5 metros). Se o número for confirmado, o alemão vai superar o recorde mundial de Rodrigo Koxa em cerca de 4,5m.

Publicidade

Para efeito de comparação, a onda que Koxa surfou em Nazaré e que foi considerada a maior da história, nas medições prévias ultrapassava os 100 pés (33 metros).

Já Kai Lenny também usou as mídias sociais para mostrar que a onda que ele surfou em Jaws, no Havaí, no fim do ano passado, “tem que ser a maior que ele já surfou na vida”. De acordo com o havaiano, o fotógrafo e cinegrafista Aaron Lynton fez uma medição em que a onda tem 16 vezes vezes o tamanho dele agachado. Ou seja: 84 pés (25,22 metros).

Kai Lenny surfa bomba em Jaws — Foto: Aaron Lynton / WSL
Kai Lenny surfa bomba em Jaws — Foto: Aaron Lynton / WSL

O anúncio oficial do vencedor da categoria Maior Onda e do possível recorde mundial será feito nesta quinta-feira. O brasileiro Carlos Burle, de 51 anos, também está na disputa com um paredão que ele pegou também em Jaws. No entanto, Burle não divulgou medições prévias de sua onda.

Carlos Burle pega onda gigante em Jaws — Foto: Martin Caprile/ WSL
Carlos Burle pega onda gigante em Jaws — Foto: Martin Caprile/ WSL