George Downing: Lenda do surf vai deixar saudades!

George Downing foi pioneiro nas ondas gigantes (Foto: Reprodução)

Pioneiro nas ondas gigantes, surfista George Downing morre aos 87 anos

Criador do famoso campeonato de ondas gigantes em Waimea Bay e do design das pranchas nos anos 50, havaiano faleceu enquanto dormia e recebe homenagem de Kelly Slater

Lendário surfista de ondas gigantes e inovador do design das pranchas nos anos 50, o havaiano George Downing morreu nesta segunda-feira, aos 87 anos. Foi ele o idealizador do famoso campeonato anual de ondas gigantes em Waimea Bay, no Havaí, em memória do big rider Eddie Aikau. Ambientalista e proprietários de uma loja de artigos de surf em Honolulu, Downing recebeu homenagens nas redes sociais.

– Foi uma honra surfar durante mais de duas décadas no Eddie Aikau. Minhas condolências para seu grande grupo de amigos e família. Você vai deixar muita saudade e será lembrado como um cara bom e um grande shaper e professor. Mahalo Nui Loa (Muito obrigado)”, escreveu Slater em seu Instagram.

Publicidade

Pioneiro nas ondas gigantes, Goerge Downing era membro do Hall da Fama do Surfe desde 2011. Considerado o maior surfista de todos os tempos, o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater lamentou sua morte.- Foi uma honra surfar durante mais de duas décadas no Eddie Aikau. Minhas condolências para seu grande grupo de amigos e família. Você vai deixar muita saudade e será lembrado como um cara bom e um grande shaper e professor. Mahalo Nui Loa (Muito obrigado)”, escreveu Slater em seu Instagram.

George Downing big rider (Foto: Reprodução)

Em 1950, Downing fabricou a primeira prancha de quilha removível, o que hoje é utilizado em todo o mundo. Até então, só existiam pranchas de madeira, sem quilha.

George Downing morreu enquanto dormia, e a causa ainda não é conhecida. O big rider deixa três filhos e cinco netos.

Fonte globoesporte.globo.com