Fabio Gouveia fica em terceiro no Mundial Masters

Fabio Gouveia (BRA) Has lost on semi Final on Masters
Fabio Gouveia. Foto: @WSL / Masurel

Fabio Gouveia fica em terceiro no Mundial Masters da WSL

By João Carvalho

Os finalistas das três categorias do Azores Airlines World Masters Championship foram definidos nas boas ondas de 3-4 pés da sexta-feira na Praia de Santa Bárbara, na ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores, em Portugal. Na principal, para surfistas com 45 anos ou mais de idade, o paraibano Fábio Gouveia começou o dia despachando Matt Hoy, mas depois perdeu nas semifinais para Dave Macaulay e ficou em terceiro lugar, empatado com o também australiano Luke Egan. Na decisão, Macaulay enfrenta o californiano Shane Beschen. Na Grand Master, a final será australiana, entre Cheyne Horan e Rob Bain, enquanto na categoria feminina a disputa é entre a australiana Layne Beachley e a havaiana Rochelle Ballard.

Fabio Gouveia (Foto: @WSL / Masurel)

Em sua primeira atuação na sexta-feira, Fabio Gouveia conseguiu uma das maiores notas do campeonato numa esquerda detonada por uma série de quatro batidas e rasgadas executadas com pressão e velocidade. Os juízes deram 9,20 e com ela o brasileiro despachou um velho adversário dos tempos que os dois competiam no Circuito Mundial, Matt Hoy. O australiano tinha começado bem com nota 7,83, mas o placar foi encerrado em 15,63 a 13,06 pontos a favor do paraibano.

Publicidade

Seu adversário nas semifinais era outro oponente que ele enfrentou várias vezes durante sua brilhante carreira nas décadas de 80, 90 e início dos anos 2000. Dave Macaulay vinha com moral por ter barrado o melhor surfista da semana nas ondas de Santa Bárbara, o também australiano Jake Paterson. Dave largou na frente, aproveitando ao máximo sua primeira onda para tirar nota 8,17. Fabinho também surfou bem e chegou a assumir a ponta somando 6,83 com 7,37. Só que o australiano ainda pegou outra onda boa no final para ganhar 8,30 que selou a vitória e a classificação para a final por 16,47 a 14,20 pontos.

Dave Macaulay (Foto: @WSL / Masurel)

“Sinceramente, eu não esperava ganhar essas duas baterias hoje (sexta-feira) contra esses caras, porque eles são surfistas incríveis e muito difíceis de vencer”, admitiu Dave Macaulay. “Mas, eu tive um ótimo início nessa bateria com o Fabio (Gouveia) e tentei administrar a vantagem, mas só consegui a vitória mesmo no final. Eu adoro o Fabio, ele sempre foi um cara muito legal, nós almoçamos juntos outro dia aqui e foi muito bom voltar a competir contra ele. Acho que a última vez que isso tinha acontecido foi em 1993 no Brasil, há muito tempo”.

A segunda semifinal também foi decidida na última onda, com o californiano Shane Beschen virando para 13,33 a 12,00 pontos o placar contra o australiano Luke Egan, com a nota 5,83 recebida dos juízes. Luke Egan terminou empatado em terceiro lugar com Fabio Gouveia no Azores Airlines World Masters Championship 2018. Derrotados nas quartas de final, o havaiano Sunny Garcia e os australianos Damien Hardman, Jake Paterson e Matt Hoy, ficam em quinto lugar nas Ilhas Açores.

GRAND MASTER – Na categoria Grand Master, para surfistas que já completaram os 55 anos de idade, a decisão do título será australiana, entre Cheyne Horan e Rob Bain. Os dois se classificaram com as vitórias sobre outro compatriota, Simon Anderson, nos três confrontos das semifinais. No primeiro, Rob Bain ganhou por pouco – 12,50 a 12,10 – de Cheyne Horan. No segundo, Bain derrotou Anderson por 13,07 a 11,10. E no último, Horan confirmou sua vaga numa bateria muito disputada com Simon, encerrada em 14,44 a 13,50 pontos.

Rob Bain (Foto: @WSL / Masurel)

CATEGORIA FEMININA – Na categoria feminina, para surfistas com 45 anos ou mais de idade, a heptacampeã mundial Layne Beachley comprovou mais uma vez ter sido a melhor competidora em sua época. Ela não deu qualquer chance para a também australiana Pauline Menczer na primeira semifinal, vencida por 10,67 a 3,67 pontos. Na outra, a havaiana Rochelle Ballard despachou a californiana Frieda Zamba por 13,67 a 11,00 e vai decidir o título do Azores Airlines World Masters Championship 2018 em Portugal com a favorita Layne Beachley.

O Azores Airlines World Masters Championship está sendo transmitido ao vivo de Portugal pelo www.worldsurfleague.com

Layne Beachley (Foto: @WSL / Masurel)

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL) tem como objetivo celebrar o melhor surfe do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, realizando mais de 180 eventos globais que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL tem uma enorme legião de fãs apaixonados pelo surf em todo o mundo, que acompanham ao vivo as apresentações de grandes estrelas, como Tyler Wright, John John Florence, Paige Alms, Kai Lenny, Taylor Jensen, Honolua Blomfield, Mick Fanning, Stephanie Gilmore, Kelly Slater, Carissa Moore, Gabriel Medina, Courtney Conlogue, entre outros, competindo no campo de jogo mais imprevisível e dinâmico entre todos os esportes no mundo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

—————————————————————-

João Carvalho – WSL South America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

—————————————————————-

FINAL MASTER – 45 anos ou mais de idade:

Dave Macaulay (AUS) x Luke Egan (AUS)

FINAL GRAND MASTER – 55 anos ou mais de idade:

Rob Bain (AUS) x Cheyne Horan (AUS)

FINAL MASTER FEMININA – 45 anos ou mais:

Layne Beachley (AUS) x Rochelle Ballard (HAV)

RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA EM PORTUGAL:

SEMIFINAIS DA CATEGORIA MASTER – Derrota=3.o lugar:

1.a: Dave Macaulay (AUS) 16.47 x 14.20 Fabio Gouveia (BRA)

2.a: Shane Beschen (EUA) 13.33 x 12.00 Luke Egan (AUS)

QUARTAS DE FINAL DA MASTER – Derrota=5.o lugar:

1.a: Dave Macaulay (AUS) 14.50 x 13.40 Jake Paterson (AUS)

2.a: Fabio Gouveia (BRA) 15.63 x 13.06 Matt Hoy (AUS)

3.a: Luke Egan (AUS) 15.40 x 14.00 Damien Hardman (AUS)

4.a: Shane Beschen (EUA) 11.86 x 10.74 Sunny Garcia (HAV)

SEMIFINAIS DA CATEGORIA GRAND MASTER – 3.o lugar:

1.a: Rob Bain (AUS) 12.50 x 12.10 Cheyne Horan (AUS)

2.a: Rob Bain (AUS) 13.07 x 11.10 Simon Anderson (AUS)

3.a: Cheyne Horan (AUS) 14.44 x 13.50 Simon Anderson (AUS)

SEMIFINAIS DA MASTER FEMININA – 3.o lugar:

1.a: Layne Beachley (AUS) 10.67 x 3.67 Pauline Menczer (AUS)

2.a: Rochelle Ballard (HAV) 13.67 x 11.00 Frieda Zamba (EUA)