Erosão do mar destrói parte do calçamento da praia da Macumba RJ

Erosão na Praia da Macumba. Foto: Reprodução Facebook

Erosão praia da Macumba – Tragédia anunciada

“O mais grave desta situação é que apesar de todas as evidências de erro técnico, produto de um projeto inadequado, eles insistem no mesmo erro”.

Lei de causa e efeito – O princípio de “Ação e Reação”, conhecido como a Terceira Lei de Newton (Isaac Newton, Físico e Matemático Inglês – 1642-1727), tem o seguinte enunciado: a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e sentido oposto.

Publicidade

A natureza com sua sabedoria desenhou ao longo dos anos a morfologia do nosso litoral e trouxe com ela as dunas costeiras que são formadas por areia e cobertas por vegetação nativa, usualmente rasteira, formando um ecossistema de extrema importância para a saúde, manutenção e existência de nossas praias.

Um fato comum ao longo do litoral brasileiro é a retirada das dunas para a construção de calçadões, bares, estradas, quadras esportivas e até prédios no local desse precioso ecossistema que é protegido por lei pela reconhecida importância que tem. As consequências desse tipo de procedimento são drásticas e condenam as nossas praias ao processo de erosão.

Erosão na Praia da Macumba. Foto: reprodução Facebook.

A obra chamada de “Eco Orla da Praia da Macumba”, iniciada em janeiro de 2005, que prometia revitalizar e proteger a pista de rolamento e a calçada que estavam se destruindo com a erosão da praia, não atendeu a seus próprios princípios de obra ambiental, e pior, descumpriu legislação municipal, estadual e federal.

A solução adotada pelos engenheiros, de colocar muros de pedra para proteger o calçadão, comprovadamente não resolveu o problema, pois já perdi até a conta de quantas vezes o calçadão foi reconstruído e desmoronou novamente. A primeira vez foi quinze dias após a inauguração da obra.

O mais grave desta situação é que apesar de todas as evidências de erro técnico, produto de um projeto inadequado, eles insistem no mesmo erro. Será que ainda não estão convencidos que não dá certo? E os moradores e frequentadores da Praia da Macumba por sua vez, ficam assistindo o dinheiro que pagam com seus impostos sendo literalmente jogado por água abaixo.

Erosão na Praia da Macumba. Foto: reprodução Facebook.

Acredito que a solução mais adequada para recuperar a praia da Macumba seria tentar recuperar ao máximo as suas características geomorfológicas originais, restaurando a faixa de areia e replantando a vegetação nativa

Outro fato de extrema importância que contribui consideravelmente para a erosão da praia, diz respeito ao trecho da Praia da Macumba próximo à desembocadura do Canal de Sernambetiba, que sofreu durante muitos anos com a exploração criminosa da areia que era retirada por uma draga, que tinha como objetivo desobstruir a saída do canal e evitar enchentes na região. A areia retirada deveria ser devolvida à praia e lá permanecer para naturalmente, com a ação dos ventos e das marés se reintegrar à praia. Ao contrário disso, a areia era comercializada para diversos fins.

Divulgação.

Com isso, a praia foi ao longo dos anos perdendo material e a faixa de areia diminui bastante modificando a morfologia natural da praia, que era composta de dunas e vegetação de restinga que exercem perfeitamente sua função de proteger o litoral da ação das ondas, por fixarem a areia evitando a erosão.

Divulgação.

Nas praias onde ainda existem, a restinga é um verdejante manto verde protetor que contrasta com a areia branca, embelezando e valorizando o litoral. Aves como o Tiê-sangue e o sabiá da praia (em extinção) com seu belíssimo canto, se abrigam nas folhagens das restingas. Suas raízes tecem uma verdadeira rede que seguram os grãos de areia e conservam o perfil das dunas, numa suave graduação descendente e estas, por sua vez, protegem o litoral da força destruidoras das ressacas.

Além de linda, é um sistema inteligente que administra as formas das praias, faz sua própria manutenção e se auto-regenera, quando avariada. Tudo isto sem cobrar um centavo da sociedade pelo serviço.

Acredito que a solução definitiva, que ataca a causa e não os efeitos da erosão na praia do Pontal de Sernambetiba (popular praia da Macumba), está no trabalho desenvolvido pela COPPE – UFRJ, através dos “Estudos de Estabilização da Barra do canal de Sernambetiba e Recuperação da Praia da Macumba” Coordenador Técnico: Prof. Paulo Cesar Colonna Rosman.

Por Abílio Fernandes
Surfista e Ambientalista
Morador do Recreio desde 1986

Fonte ricosurf.com.br