Em memória a Eddie Aikau

Quiksilver ressalta o espírito do evento “The Quiksilver In Memory Of Eddie Aikau Big Wave Invitational” 

brent-bielman
In Memory Eddie Aikay. Foto: Brent Bielmann

Conforme já anunciado pela família Aikau, o “Quiksilver In Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational” deixará de existir em seu formato original. A Quiksilver tinha toda intenção de continuar a realizar o evento que criou há 31 anos em parceria com a família Aikau, mas todas as tentativas foram recusadas por agentes da família ao longo de vários meses de negociação.

john-john-eddie-aikau
John John Florence é o atual campeão em Waimea, Hawaii. Foto: WSL
Publicidade

“A Quiksilver e a família Aikau foram parceiras neste evento especial desde a sua criação em 1985”, disse Garry Wall, Líder Global da Quiksilver. “Este evento tem honrado heróis do surf, como Denton Miyamura, Clyde Aikau, Keone Downing, Noah Johnson, Ross Clarke-Jones, Kelly Slater, Bruce Irons, Greg Long e John John Florence, não só como grandes surfistas mas também, como homens que incorporam o espírito do próprio Eddie. Tínhamos esperança de continuar a crescer o investimento no evento e também na comunidade local e estávamos comprometidos a patrociná-lo por muito tempo ainda, mas não foi possível obter um acordo com os novos representantes dos Aikaus”.

kelly-slater-shane-dorian
Shane Dorian e Kelly Slater. Foto: Reprodução

Desde 1985, o “Quiksilver In Memory of Eddie Aikau” foi um evento somente para “big riders” convidados, que acontece em Waimea Bay no North Shore de Oahu, onde o falecido Eddie Aikau atuou como o primeiro salva-vidas do North Shore. Realizado apenas quando as condições alcançassem 20 pés, o Eddie aconteceu somente 9 vezes em 30 anos de história. Reconhecido e aprovado pela WLS como um evento de ondas grandes, o “Quiksilver In Memory of Eddie Aikau” desenhou um caminho de prestígio com a participação dos melhores “watermen” do mundo, incluindo competidores da elite do surf mundial.

eddieopening1
A tradicional cerimônia de abertura. Foto: Reprodução

“A WSL tem um enorme respeito pela família Aikau, pelo legado do próprio Eddie e pela importância deste evento para o surf e para a cultura havaiana”, disse Paul Speaker, CEO da WSL. “A Quiksilver tem sido um apoiador fundamental do evento e é decepcionante ver que essa parceria pode estar chegando ao fim. Dito isso, a WSL deseja a família Aikau sucesso e todo o nosso apoio no próximo capítulo deste evento”, completou.

eddie-aikau
Eddie Aikau. Foto: Reprodução

Além do nosso profundo respeito pela história havaiana e pela memória de Eddie, a Quiksilver oferece à família Aikau a licença para a realização do evento na temporada 2016-2017. “Como empresa, nós sempre apoiaremos a cultura do povo havaino, o Eddie e a família Aikau”, disse Pierre Agnes, CEO da Quiksilver. “Como um gesto do nosso respeito e apoio, estamos felizes em dar nossa licença para que o evento aconteça na próxima temporada. Esse é o nosso mais sincero desejo, que a tradição do Eddie continue sem interrupção’.