Davi Neves vence a Estreante no Sul-Brasileiro de Optimist 

Davi Neves (foto) conquistou o título em casa. Entre os Veteranos Newton Passos (ICRJ) fica com a vitória e Gustavo Glim (VDS) garante o título Sul-Brasileiro  – Fotos: Green Multimídia

Davi Neves, do Iate Clube de Santa Catarina, vence Sul-Brasileiro de Optimist na categoria Estreante                                                                                                                                                                                                                                        Após três dias de bons ventos o domingo amanheceu com muita chuva em Florianópolis e a calmaria obrigou a comissão a cancelar as regatas previstas para o último dia do 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist. Desta forma, os resultados mantiveram-se iguais aos de sábado e o velejador Davi Neves, do Iate Clube de Santa Catarina, garantiu o título Sul-Brasileiro na categoria Estreante. Entre os Veteranos o carioca Newton Passos (ICRJ) venceu o campeonato, enquanto Gustavo Glim, do Veleiros do Sul, confirmou o título Sul-Brasileiro.

Publicidade

Por não ser atleta da região, Newton Passos venceu a competição em Floripa, mas o título Sul-Brasileiro ficou reservado para o velejador mais bem colocado entre gaúchos, catarinenses e paranaenses, no caso Gustavo Glim (RS). Já na categoria Estreante, Davi Neves, de apenas 8 anos, comemorou seu primeiro título Sul-Brasileiro ao vencer o campeonato. Um fato curioso é que Davi era o competidor mais novo entre os 143 velejadores inscritos no evento realizado na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê.

“Estou muito feliz por ganhar aqui no meu clube meu primeiro Campeonato Sul-Brasileiro. Foi bem divertido durante toda a semana e ganhar é muito legal”, disse o jovem Davi Neves. Com o título no Sul-Brasileiro o pequeno velejador ganhou a aposta que fez com seu pai. “Eu perguntei para o meu pai se eu ganhasse esse evento ele deixaria eu ir para o Brasileiro em Ilhabela. Agora ele vai ter que cumprir o que prometeu”, brincou o velejador.

Entre os Veteranos o carioca Newton Passos comemorou o primeiro lugar na classificação geral. “Foi um grande evento, com ótimos velejadores e boas regatas. Gostei muito do clube e das condições da raia. Meu objetivo era ficar entre os três primeiros e depois vi que dava para buscar o título. Volto muito feliz para o Rio de Janeiro”, encerra Newton.

Por fim, a competição sediada no ICSC definiu o campeão sul-brasileiro da temporada 2018 e o título ficou com o gaúcho Gustavo Glim. “Foi um campeonato muito difícil, com ótimos velejadores. Estou feliz com o meu resultado e agora tenho como foco buscar uma vaga no Mundial da categoria no Brasileiro de Ilhabela”, avalia Gustavo.

Comissão de Regatas espera até horário limite, mas condições não ajudam:

A Comissão de Regatas, presidida pelo árbitro Ricardo Navarro, bem que tentou realizar as regatas programadas para o domingo, mas as chuvas e a falta de vento não ajudaram. “Nós esperamos até a hora limite, mas infelizmente não teve jeito. Apesar disso o saldo final do campeonato é extremamente positivo. Tivemos três dias com alto nível técnico, mais de 140 velejadores na raia, o que é um número extremamente expressivo, e uma excelente organização. O Iate Clube de Santa Catarina está de parabéns”, comenta Ricardo Navarro.

Iate Clube de Santa Catarina conquista bons resultados:

Além do título geral de Davi Neves, a flotilha do Iate Clube de Santa Catarina encerra o Sul-Brasileiro com grandes conquistas. Na categoria Estreantes três dos quatro primeiros colocados foram do ICSC, com Eric Marchini em terceiro geral e Pedro Nunes em quarto. Eric garantiu ainda o título na categoria Juvenil Masculino enquanto Lívia Nogueira foi a campeã Juvenil Feminino. Entre os Veteranos, Clara Cardoso Mateus foi vice-campeã Juvenil Feminino.

Classificação do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist após nove regatas (Veteranos)
1 – Newton Passos (ICRJ) – 36pp
2 – Gustavo Glim (VDS) – 41pp – Campeão Sul-Brasileiro
3 – Miguel Machado (ICES/Rumo) – 44pp
4 – Pedro Henrique Cardoso (ICES/Rumo) – 45pp
5 – Lorenzo Balestrin (CDJ) – 48PP
6 – Alex Kuhl (EVI) – 52pp
7 – Tadeu Rioja (YCA) – 52pp
8 – Gabriela Vasssel (EVI) – 52pp
9 – Theo Garcia (YCSA) – 60pp
10 – Mario Junior (EVI) – 63pp

Classificação do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist após quatro regatas (Estreante)
1 – Davi Neves (ICSC) – 8pp – Campeão Sul-Brasileiro
2 – Pedro Rosa (CDJ) – 8pp
3 – Eric Marchini (ICSC) – 9pp
4 – Pedro Nunes (ICSC) – 11pp
5 – Marina Uegama (YCSA) – 15pp
6 – Thomas Ferreira (YCSA) – 23pp
7 – Livia Nogueira (ICSC) – 27pp
8 – Danilo Rogozinski (CC) – 28pp
9 – Gustavo Kiessliwg (YCSA) – 30pp
10 – Gustavo Ceron (ICLI) – 30pp

Campeões do 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist:

Veteranos:
Geral: Newton Passos (ICRJ – RJ)
Sul-Brasileiro: Gustavo Glim (VDS – RS)
Mirim Feminino: Cristina Perez (YCSA – SP)
Mirim Masculino: Frederico Corseiul (CC – RJ)

Estreantes:
Geral: Davi Neves (ICSC – SC)
Sul-Brasileiro: Davi Neves (ICSC – SC)
Mirim Feminino: Valentina Frediani (EVI – SP)
Mirim Masculino: Davi Neves (ICSC – SC)
Infantil Feminino: Marina Prado (YCSA – SP)
Infantil Masculino: Pedro Rosa (CDJ – RS)
Juvenil Feminino: Lívia Nogueira (ICSC – SC)
Juvenil Masculino: Eric Marchini (ICSC – SC)

Copa Brasil de Vela:

Após as disputas do 40º Sul-Brasileiro de Optimist o Iate Clube de Santa Catarina recebe os melhores velejadores do país para a realização da Copa Brasil de Vela. A principal competição de embarcações olímpicas do calendário nacional terá uma disputa a mais este ano. A Copa Brasil de Vela 2018 vai valer classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 em seis classes. As primeiras regatas estão marcadas para o próximo dia 20, no Iate Clube de Santa Catarina – Sede Oceânica, Jurerê, a partir de 12h.

Nas classes Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil em Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan. Para a Fórmula Kite e a Nacra 17, a disputa é ainda mais especial, já que também é válida como Campeonato Sul-Americano a caminho da estreia dessas duas classes em Jogos Pan-Americanos.

Mais informações: http://copabrasildevela.cbvela.org.br

Evento: Copa Brasil de Vela
Data: 19 a 24 de novembro
Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê
Classes em disputa: Kitefoil, Nacra 17, 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RSX Masculino, RSX Feminino, 470 Masculino, 470 Feminino, Snipe, Lightning, além do 420 Masculino, 420 Feminino, Nacra 15 e RSX Masculino e Feminino pela Copa Brasil da Juventude

O 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist e a Copa Brasil de Vela serão realizados no Iate Clube de Santa Catarina e fazem parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da Engie Energia, Nortox, Dibrape, Oriste Contabilidade, ST Importações e Umberto Gobatto. Os dois eventos contam ainda com o patrocínio do Hospital Baía Sul e da Clínica Imagem.

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio oficial do Bradesco desde a primeira edição, e conta ainda com a parceria da Federação de Iatismo de Santa Catarina e do Iate Clube de Santa Catarina.

Informações para imprensa
Danilo Caboclo – danilo@gruposix.com.br – 48 9.9177-8099

Gustavo Glim, campeão Sul-Brasileiro Veterano – Foto: Green Multimídia
Newton Passos, primeiro colocado geral Veterano – Foto: Green Multimídia