Crowd feminino

Crowd feminino
Por Isabella Rabello

O surfe feminino em Ilhéus está ganhando força a cada dia que passa. A união das surfistas começou a partir da iniciativa de Janinne Santos e Andrea Mendes, duas surfistas e competidoras de Ilhéus. Apesar do surfe feminino ser presente na cidade, atualmente não havia uma interação direta entre muitas meninas praticantes desse esporte.

Publicidade

O grupo começou com algumas mulheres e a medida que elas iam encontrando outras no mar o grupo ia sendo disseminado no boca a boca, com amigas de amigas, vizinhas, todas interessadas em iniciar o esporte, surfistas de longas datas, outras nem tanto, e estava formado o Crowd Feminino de Ilhéus.

Janinne Santos surfa há 13 anos, e começou a surfar depois que foi morar em Olivença, onde acabou se apaixonando pelo esporte e desde então não parou mais de praticá-lo. A surfista diz que a iniciativa de criar o grupo surgiu da vontade de ver o surf feminino ilheense se unir, e mostrar que elas merecem sim valorização nos campeonatos.

“O surf feminino tem que existir e resistir a qualquer barreira e preconceito, porque existem mulheres surfistas, e merecemos todo respeito dentro do esporte, a importância do surf feminino é essa. Aceitem ou não, estamos aqui e vamos continuar mostrando que temos potencial”, completou Janinne.

Andrea Mendes conta que sua inspiração no surf foi seu irmão Davi Mendes, que com seis anos de idade começou a competir com garotos mais velhos e desde pequeno conquistava vitórias no surf. A partir disso, a surfista começou a treinar e não saiu mais de perto do mar. Hoje, com 17 anos, Andrea é movida pelo prazer de estar no mar e por poder competir, e essa vontade de competição foi o motivo inicial da criação do grupo.

“A princípio pensamos em fazer escolinha e trazer o máximo de meninas iniciantes para fazer treinos e ensinar a competição de fato, mas o grupo foi se expandindo de tal maneira, que percebemos que não limitava-se apenas a competição. As meninas queriam socializar, fazer encontros, se reunir para diversos eventos relacionados ao surf”, acrescentou Andrea.

Hoje o grupo Crowd Feminino Ios já tem mais de 60 meninas e conta com diversas atividades e propostas de melhorias para o surf feminino. O intuito é fortalecer o esporte feminino, buscando apoio e colaboradores para incentivar as atletas.

Se você é surfista e quer entrar para esse time, é só entrar em contato pelo WhatsApp (73) 99172-6722 (Janinne Santos) (73) 991685697 (Andrea Mendes).

Fonte surfbahia.com.br