Bruno Fontes avança à fase final em Aarhus

Aarhus, Denmark is hosting the 2018 Hempel Sailing World Championships from 30 July to 12 August 2018. More than 1,400 sailors from 85 nations are racing across ten Olympic sailing disciplines as well as Men's and Women's Kiteboarding. 40% of Tokyo 2020 Olympic Sailing Competition places will be awarded in Aarhus as well as 12 World Championship medals. ©PEDRO MARTINEZ/SAILING ENERGY/AARHUS 201805 August, 2018.

Após seis regatas disputadas velejador brasileiro está no Top 20 do Mundial de Classes Olímpicas. Segunda-feira de folga em Aarhus- Foto: Sailing Energy/World Sailing

Bruno Fontes avança à fase final e mantém Brasil na disputa por vaga em Tóquio

Publicidade

Um degrau de cada vez! Ao chegar em Aarhus, embalado pelo terceiro lugar conquistado no Campeonato Norte-Americano, Bruno Fontes tinha na cabeça que o desafio no Mundial de Classes Olímpicas, realizado na Dinamarca, seria em etapas. Neste domingo (05), o velejador catarinense cumpriu seu primeiro objetivo ao avançar à fase final da competição no Top 20. Após seis regatas, apenas 55 dos 165 competidores inscritos na classe Laser Standard seguem na briga pelo título e por uma das catorze vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Com 45 pontos perdidos, Bruno aparece na 19ª posição e coloca o Brasil dentro da lista dos países que estariam classificados para a Olimpíada no Japão caso o Mundial terminasse agora. A partir desta terça (07), Bruno retorna a raia na Baía de Aarhus para as quatro últimas regatas da fase final.
“O primeiro passo foi dado. Avançamos no Top 20 e estamos na briga por uma vaga para Tóquio. O próximo passo é melhorar nestas quatro regatas para colocar o Brasil entre os 14 classificados e depois pensar na Medal Race”, avalia Bruno, em referência a regata da medalha, que reúne os dez melhores classificados da competição no último dia de regata.
Após três dias marcados por ventos inconsistentes e disputas acirradas os atletas da classe Laser Standard ganham uma merecida folga. Nesta terça e quarta os velejadores disputam mais quatro regatas cada para definir os dez classificados para a Medal Race, que será realizada na sexta-feira (10).
Sobre o Mundial de Classes Olímpicas:

O Mundial de Classes Olímpicas reúne as dez classes do programa dos Jogos de Tóquio 2020: RS:X masculina, RS:X feminina, Laser, Laser Radial, Finn, 470 masculina, 470 feminina, 49er, 49er FX e Nacra 17 e as regatas serão disputadas entre os dias 02 e 12 de agosto. Além disso, haverá disputa também no kiteboard (feminino e masculino), como demonstração.

No caso da classe Laser Standard serão dez regatas e a Medal Race, que conta com pontuação dobrada e reúne apenas os dez melhores classificados. As disputas para Bruno Fontes começaram na sexta-feira (03) e seis regatas foram realizadas até domingo (05), sendo duas por dia. Nesta segunda os velejadores folgam e retornam a raia novamente para mais dois dias de regatas, terça (07) e quarta (08), quando acontecem as disputas da fase final. Os atletas ganham nova folga na quinta e sexta (10) retornam para as disputas da Medal Race.
Além de Bruno Fontes, o Brasil conta com os seguintes atletas na competição: Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX), Carlos Robles e Marco Grael (49er), Mario Tinoco e Gabriel Borges (49er), Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina), Geison Mendes e Gustavo Thiesen (470 masculina), Henrique Haddad e Felipe Brito (470 masculina), Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino (Nacra 17), João Bulhões e Bruna Martinelli (Nacra 17), Jorge Zarif (Finn), Patrícia Freitas (RS:X feminina), Brenno Francioli (RS:X masculina), João Pedro Souto de Oliveira e Lucas Bueno (Laser), Gabriella Kidd (Laser Radial) e Cláudio Cruz (Kiteboard).

Mais informações: https://www.aarhus2018.com

O velejador Bruno Fontes conta com o apoio da Marinha do Brasil, Iate Clube de Santa Catarina e CrossFit Ventus.

Informações para imprensa – SixComm Comunicação Social
Danilo Caboclo – danilo@gruposix.com.br – 48 9.9177-8099