Brasileiras avançam no ISA Games em Biarritz

ISA World Surging Games. Foto Gabriel Macedo/ CBSurf

O Brasil começou bem no ISA World Surging Games, a primeira competição oficial de surfe chancelada pelo Comitê Olímpico Internacional desde que o esporte entrou no programa dos Jogos de Tóquio 2020

Publicidade

Num mar muito mexido por causa do vento em Biarritz, na França, e com a água fria, a ubatubense Suelen Naraísa e a catarinense Jacqueline Silva garantiram vagas na segunda fase. As disputas no masculino começam apenas dia 23.

Primeira brasileira a competir, Suelen usou sua experiência para encontrar o melhor posicionamento e venceu a terceira bateria do dia com e 10,1 pontos, garantindo um lugar na segunda fase. A japonesa Nao Omura ficou com a segunda vaga da bateria com 8,16.

“Fiquei muito feliz pela estreia. O mar estava bem difícil, mexido. Além de buscar um bom posicionamento, está sendo preciso contar com a sorte. Achei duas ondas e consegui passar. Agora é pensar na próxima bateria”, disse a brasileira.

Jacqueline, por sua vez, encontrou o mar já menos mexido e avançou em segundo lugar em sua bateria, ficando atrás da japonesa Minami Nonaka, invertendo as posições dos países em relação à bateria da Suelen, Jaque marcou 11,27 pontos, contra 12,17 de Nonaka.

“A bateria foi um pouco difícil porque a maré mudou muito, mas deu para pegar duas ondas boas e avancei. Isso é o que importa”, disse Jacque

Jacqueline Silva, ISA World Surging Games. Foto Gabriel Macedo/ CBSurf

Diretora técnica da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Andrea Lopes está atenta aos detalhes para ajudar as brasileiras na água:

“Ficamos de olho na bateria seguinte, pois tinha uma francesa local e queríamos ver o comportamento dela nestas condições de mudança de maré”, revelou Andrea.

Na parte da manhã, foi realizada a cerimônia de abertura da competição, com o tradicional desfile das delegações, que foi assistido pelo Ministro dos Esportes Leonado Picciani. O ministério apoia a participação da equipe brasileira por meio de convênio e já disse que estará ao lado da CBSurf nessa caminhada rumo aos Jogos de Tóquio 2020.

Assessoria de imprensa da delegação brasileira no ISA World Surfing Games – Media Guide

Diego Cunha – diego.cunha@mediaguide.com.br

Camila Coimbra – camila.coimbra@mediaguide.com.br

 Fotos Gabriel Macedo/ CBSurf

Galeria de Imagens