Confirmado os Wild Cards para o Itacoatiara Pro

Brasileiros Sócrates Santana e João Zik (foto) e australiano Lachlam Cremsie são os três atletas convidados para o evento principal do Itacoatiara Pro – Foto: Tony D´Andrea

Itacoatiara Pro confirma os Wild Cards para o mundial

Publicidade

A organização do Itacoatiara Pro anunciou nessa terça-feira (12) os nomes dos Wild Cards convidados para o evento principal da etapa brasileira do Circuito Mundial de Bodyboarding. Os brasileiros Sócrates Santana e João Zik e o australiano Lachlam Cremsie são os atletas apontados para integrar o main event sem precisar disputar a triagem da competição que terá início nesse sábado (16), distribui R$135.000,00 em premiação e 10.000 pontos no ranking mundial da APB.

Bicampeão mundial Pro Junior, Sócrates Santana é um dos expoentes da nova geração do bodyboarding brasileiro, assim como João Zik, que tem ainda ao seu lado o conhecimento da onda. Zik é um dos destemidos atletas de onda grandes do Brasil e toda sua base foi lapidada nas ondas de Itacoatiara. Além dos brasileiros, o australiano Lachlam Cremsie completa a lista de convidados para o evento principal.


Sócrates Santana será um dos convidados do evento principal – Foto: Tony D´Andrea

Dessa forma, o Brasil já conta com seis atletas no evento principal, pois além de Sócrates e Zik os atletas Eder Luciano (SC), Roberto Bruno (CE), Uri Valadão (BA) e Dudu Pedra (RJ) fazem parte dos top-24 e estão automaticamente garantidos no main event.

Para nós é motivo de muito orgulho apoiar mais uma vez o Itacoatiara Pro. O evento é fundamental para o desenvolvimento do esporte em nosso município e nesse ano fizemos um esforço ainda maior para garantir não só a realização do Mundial, mas também de uma etapa do Brasileiro que engloba diversas categorias“, comenta Luiz Carlos Gallo, Secretário Municipal de Esporte e Lazer.

Triagens abrem mais duas vagas:
Outra novidade para o Itacoatiara Pro 2018 foi revelada pela organização envolvendo as disputas do trials. As quatro vagas destinadas aos trialistas aumentou para seis após o anúncio da ausência dos tops Brahim Iddouch (MAR) e Jeff Hubbard (HAV) que não disputarão o evento brasileiro do Circuito Mundial. Dessa forma, os seis primeiros colocados dos trials garantem vaga no evento principal do Itacoatiara Pro 2018.

Mesmo com a ausência de Jeff e Brahim o Itacoatiara Pro promete ser um dos mais disputados desde sua primeira edição em 2012. O novo formato do tour e as recentes atuações dos principais atletas do circuito mostram que o nível será altíssimo nas ondas brasileiras.

Nesse domingo (10), o Arica Culture Bodyboard, etapa chilena do APB World Tour, foi encerrado em condições espetaculares na temida bancada de El Gringo, no Chile. O havaiano Tanner McDaniel elevou ao mais alto nível o grau de competitividade vencendo o bicampeão mundial, Pierre Louis Costes (FRA), com somatória perfeita na final. Os vinte pontos conquistados com dois dez unânimes na decisão foram uma boa amostra do que vem por aí em Itacoatiara.

Além dos finalistas do Arica Culture Bodyboard, estão confirmados para o Itacoatiara Pro os campeões mundiais Amaury Laverhne, campeão da etapa brasileira em 2013 e 2015, o sul-africano e campeão mundial Jared Houston, vencedor do Itacoatiara Pro em 2014, o basco Alex Uranga, campeão no Brasil em 2016, e Diego Cabrera, vencedor da última edição do Itacoatiara Pro, além do atual campeão mundial, Iain Campbell, da África do Sul.


Iain Campbell em ação nas ondas de Itacoatiara – Foto: Tony D´Andrea

O Itacoatiara Pro promove um serviço de extrema importância para Niterói, pois ele gera uma receita enorme para o turismo da cidade. Durante duas semanas teremos um turismo qualificado que movimentará o setor gastronômico e hoteleiro. Além disso, o evento gera receita extra para o município com criação de empregos diretos e indiretos”, José Guilherme Azevedo, Presidente da Neltur.

Itacoatiara Pro – Galeria de campeões
2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 – Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)
2017 – Diego Cabrera (Ilhas Canárias), Ayaka Suzuki (Japão) e Nelson Flores (Chile – Pro Junior)

O Itacoatiara Pro é um oferecimento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Neltur. O evento conta com o patrocínio da SGA Toyota e co-patrocínio da NET, Kpaloa e CNH – Centro Hospitalar de Niterói. A etapa válida como evento Grand Slam do APW World Tour tem o Canal Off e Rico Surf como media Partners e  apoio do Restaurante Saboreando,  4 cantos turismo, Cerveja Sol, Puro Suco, Waysuplementos, Ofurô Brasil, Acorp eventos, Palm Club, Ecoponte e Lanchonete Céu e Mar. Os colaboradores são a Casa do Costão, Pousada Praia de Itacoatiara, Pousada Itacoatiara INN, Pampo Clube, Joama Construtora, Pousada Dunas de Itaipú, Academia Aquafish, FisiosportCenter, Pousada Pedras Brancas, Hostel Terraço Elefante e Oceanica Rent a Car. O evento é licenciado pelo INEA e pela RESEX

Informações para imprensa
Danilo Caboclo – danilo@gruposix.com.br – 48 9.9177-8099
Marina Sartori – marina@gruposix.com.br – 48 9.9135-9402